domingo, 10 de setembro de 2023

Cemitério com joias do séc. IV desencavado na Polônia

Wdecki Park Kajorazowe

Em uma floresta na região Norte da Polônia, arqueólogos fizeram uma descoberta notável: um cemitério antigo com mais de dois mil anos, composto, até agora, por 50 túmulos, repletos de relíquias que contam a história daqueles habitantes da região.


No local da escavação, especialistas encontraram colares de prata, broches de metal, contas de âmbar e urnas funerárias.


A época em que esse cemitério era usado coincide com o período em que a região foi habitada pelos godos. Aquelas tribos ocuparam o norte da Polônia entre os séculos I e V, durante sua descida da Escandinávia para terras mais quentes.

Até o momento, mais de 2.000 sepulturas foram desenterradas na região, tornando essa descoberta uma contribuição significativa para o entendimento da história e cultura dos godos na Polônia.

As cinquenta sepulturas desenterradas revelaram que os godos, um antigo povo escandinavo, produziam joias de qualidade tão alta quanto as do Império Romano.



O arqueólogo Olaf Popkiewicz, que lidera as escavações, estima que a área escavada abranja mais de um hectare, revelando a extensão surpreendente deste antigo cemitério. Ele encontrou joias de prata que datam do século 4 depois de Cristo  quando passeava ao longo do rio Wda, no Parque Nacional de mesmo nome.



Popkiewicz encontrou dois colares de prata; dois broches e contas que pertenciam a um terceiro colar. “Em três semanas, conseguimos examinar mais de 250 metros quadrados de área do cemitério e descobrir 50 túmulos”, relataram em 7 de agosto funcionários do parque.

A área escavada, provavelmente, representa apenas uma fração do antigo cemitério, que os arqueólogos acreditam ser mais de 1 hectare, ou 10 mil m². “Este é provavelmente apenas o começo da nossa aventura nesse lugar." 



O solo arenoso revelou restos enterrados em covas e cremações em urnas. Além dos objetos de prata, foram encontrados bens funerários ao lado dos mortos, como cerâmicas, broches, contas de âmbar e mais joias decoradas com motivos de cobras.

Na época em que o cemitério, certamente, foi formado, tribos de godos considerados pelos romanos como "bárbaros", migravam desde a Escandinávia rumo ao Império Romano.



Essa população saqueou Roma, em 410 d.C., e mais tarde se dividiu em dois reinos: os visigodos, que dominaram a Península Ibérica e o sudoeste da Gália (atual França); e os ostrogodos, que dominaram a Itália.

Magdalena Natuniewicz-Sekuła, da Academia Polaca de Ciências, acredita que os métodos dos godos de fabricação de joias eram semelhantes em qualidade aos produtos feitos dentro das fronteiras do Império Romano. “Portanto, temos mais provas de que não se justifica chamar os povos que viviam fora do Império, de bárbaros ou menos avançados”, ela disse.


Os arqueólogos agora correm contra o tempo para escavar o resto do cemitério gótico descoberto no parque paisagístico Wda. “Infelizmente, as condições de grande parte do cemitério significam que são necessárias escavações urgentes para salvar e preservar o local”, disseram funcionários do Parque de Wda.

O Parque Paisagístico Wdecki é área protegida no centro-norte da Polônia, criado em 1993, cobrindo uma área de 237,86 quilômetros quadrados.


O parque fica dentro da voivodia da Cuiava-Pomerânia, nos município de Świecie e Tuchola e cobrem os distritos de Drzycim, Jeżewo, Lniano, Osie, Warlubie, Cekcyn e Śliwice. 

Dentro do Parque existem cinco reservas naturais, que formam a Reserva da Biosfera da Floresta de Tuchola, designada pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO, em 2010.


Fontes diversas
Tradução: Ulisses Iarochinski