quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Continuam as reações em Israel a Lei polaca que pune mentira

A revista semanal polaca "Polityka" continua dando cobertura às repercuções, principalmente em Israel, a lei proposta pelo IPN (sigla em polaco para Instituto da Memóra Nacional) sobre quem mentir sobre a verdadeira denominação dos campos de concentração e extermínio alemão nos territórios da Polônia, chamado-os não de alemão, mas de polacos.
Nesta reportagem, a seguir, há um apanhado de declarações dadas a jornais e portais israelenses, por deputados e autoridades de Israel de inclinação direitista e algumas de autoridades outras na França e Estados Unidos.

Até que ponto a Lei é correta e em que medida ela realmente afeta as relações bilaterais entre Polônia e Israel e o que pode fazer o Tribunal Constitucional polaco sobre a questão são as principais questões discutidas até aqui.

Manchete da Polityka:
Reações no exterior após a decisão de Andrzej Duda em relação à Lei sobre o IMN: "Triste Dia"


Apesar da reação moderada do governo israelense, há agitação nos meios de comunicação e nas fileiras de oposição do Knesset.

Pessoas de todo o mundo escrevem sobre o assunto. A decisão de Andrzej Duda sobre a sanção da emenda à Lei sobre o Instituto de Memória Nacional provocou uma avalanche de comentários no exterior. Muito espaço foi dedicado na mídia israelense.

O liberal jornal "Haaretz" avaliou que o discurso do presidente polaco era "equilibrado, delicado e refletiu a complexidade do tema". Mas sua decisão continua a ser crítica e espera que a crise se intensifique entre Israel e Polônia (os países deveriam criar equipes conjuntas para discutir essas questões).

Reações israelenses à alteração da Lei proposta pelo Instituto da Memória Nacional aconteceram em vários locais, o portal "Times of Israel" cita Efraim Zuroff, rastreador nazista mundialmente famoso, chefe do Centro Szymon Wiesenthal, em Israel: "O caso com a Polônia é realmente a ponta do iceberg. Esta montanha existe há muitos anos ".

Ironicamente, Zuroff pensa que "o governo israelense decidiu denunciar a lei sobre a cumplicidade no Holocausto, mas nunca criticou países como Lituânia, Letônia, Estônia, Ucrânia, Croácia ou Hungria, que desempenharam um papel mais ativo e ajudaram os nazistas no genocídio Judeus durante a Segunda Guerra Mundial, durante décadas negligenciando sua culpa ". Zuroff afirma: "Israel nunca reagiu à distorção do Holocausto".

E essa distorção foi influenciada por duas circunstâncias. Primeiramente, capturar ou minimizar o papel de colaboradores locais. Em segundo lugar, acredita-se que o comunismo é tão ruim quanto o nazismo e que deve ser classificado como genocídio. "Se o comunismo é classificado como genocídio, significa que os judeus cometem o genocídio. (...) É uma ótima estratégia para repelir a crítica de seus crimes, suscitar simpatia com as vítimas de genocídio e silenciar a crítica judaica ".

O jornal "Jerusalem Post" cita o vice-chefe da diplomacia israelense: "Israel explicou ao governo polaco que não aceitaria nenhuma lei que silenciasse a história e apagasse os depoimentos do envolvimento dos polacos no assassinato de judeus durante o Holocausto". Israel continuará a trabalhar através dos canais diplomáticos para introduzir mudanças na lei antes que seja analisada pelo Tribunal Constitucional.

O diretor da Associação dos judeus europeus citado pelo rabino Menachem Margolin anuncia que sua organização iniciará o procedimento legal em resposta às ações do Tribunal polaco. Andrzej Duda foi convidado a conhecer representantes de organizações judaicas, "mas ele decidiu, estranhamente, que não era necessário".
Margolin dirigiu uma carta a todas as instituições da UE com um apelo para criticar a Polônia nesta matéria. "Parece inconcebível que um Estado-Membro da UE reduza a história ao impor uma legislação draconiana que poderia aprisionar por ter uma visão alternativa do que aconteceu nos dias mais sombrios da Europa".

O Dr. Eithan Orkibi, sociólogo e antropólogo da Universidade de Ariel, em um comentário ao "Israel Ha-Jom", aponta que a controvérsia sobre a Lei sobre Holocausto não pode encobrir o precioso trabalho das gerações.
Ele lembra "Ida" e "Nasza Klase", filmes sobre como "a sociedade polaca contemporânea debruçasse ativamente na auto-reflexão dolorosa e tenta lidar com os pecados. Com impressionante abertura, os polacos estão investigando, hoje, a conexão não resolvida entre a identidade polaca e o antissemitismo", acrescenta Orkibi.
"É verdade" - acrescenta - que, na Polônia, ainda existe um vulgar antissemitismo "e é perturbador pensar que algumas elites políticas na Polônia podem ser influenciadas pelo ódio primitivo em relação aos judeus, ou que os esforços legislativos atuais são para servir aos propósitos nacionalistas, inclusive antissemitas".
"Não vamos deixar a controvérsia sobre esta lei obscurecer o fato de que o antissemitismo na Polônia, embora repugnante, é caracterizado por grupos com alto nível de ignorância e populismo, enquanto a maioria dos jovens educados e culturais se distanciam ativamente".

Reações no Knesset para a decisão de Duda sobre a Lei proposta pelo Instituto da Memória Nacional. A decisão do presidente Duda provocou agitação no Knesset.

A chefe de Ha-Bait Ha-Jehudi (Casa Judaica) Szuli Moalem-Rafaeli, anteriormente um guardião do grupo juvenil que visitava campos da morte na Polônia, considera que os diplomatas polacos são persona non grata em Israel. "O Presidente da República da Polônia decidiu manter a atitude infeliz de distorcer os fatos e negar o Holocausto", disse ela. – “Israel não pode ficar em silêncio sobre isso. Devemos imediatamente trazer o embaixador de Israel para a Polônia e expulsar todo o serviço diplomático polaco do país".

O ministro da educação de Israel, Neftali Benett, também pertence à Casa Judaica. Sua visita à Polônia foi cancelada esta semana.

O membro do partido Kulan (Nós todos) Merav Ben-Ari chamou a decisão de Duda de "evidência de vergonha". "É absurdo" - afirma ele - que tal "lei vergonhosa" foi autorizada e, no entanto, "todos sabem que os polacos participaram dos horrores ocorridos durante o Holocausto".
O deputado pensa que "é um insulto (...) acima de tudo para sobreviventes no Holocausto. A lei prepara o caminho para os negadores. O governo polaco é obrigado a se retirar rapidamente e pedir desculpas” - acrescenta.

Por sua vez, o deputado Icik Szmuli, do Ha-Mahane Ha-Cijoni (Campo Sionista), autor da lei israelense que prevê penalidades para minimizar o papel dos colaboradores nazistas, acredita que este é "um dia vergonhoso na história polaca". A Polônia é o primeiro país a aprovar uma lei que nega o Holocausto, enquanto "nenhuma lei vergonhosa apaga a história" - conclui Szlema.

A decisão de Duda é "um dia triste para a Polônia".

O Instituto Yad Vashem reconheceu a decisão do presidente polaco como "infeliz". O Comitê judeu americano disse que era "um dia triste para a Polônia". Agnieszka Markiewicz, diretora do escritório de Varsóvia desta organização, cita o jornal "Jerusalem Post".

Na verdade, a Polônia foi o primeiro país atacado pela Alemanha nazista, e os polacos enfrentaram os invasores e construíram um movimento de resistência, lembra. Entre os mais honrados por Yad Vashem está uma maioria de polacos. No entanto - ela ressalta - "houve atos de antissemitismo, incluindo assassinatos realizados pelos polacos, embora tanto polacos quanto judeus fossem vítimas do Terceiro Reich". Você não pode negar ou proibir a discussão sobre este assunto. Os EUA estão desapontados com a assinatura da Lei do Instituto de Memória Nacional.  A questão da alteração ao texto sancionado causou críticas de Washington.

O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, expressou desapontamento e avaliou suas disposições como prejudiciais para a liberdade de expressão e pesquisa. Já na semana passada, os EUA advertiram a Polônia que continuar trabalhando na nova lei poderia prejudicar os interesses estratégicos polacos.

Uma porta-voz do Departamento de Estado estadunidense, Heather Nauert, informou que "negociações diplomáticas privadas" estavam sendo conduzidas. De acordo com o jornal Washington Post, a decisão de Andrzej Duda "provavelmente aumentará as tensões com os Estados Unidos e Israel".

A lei provavelmente entrará em vigor antes que o Tribunal Constitucional emita diretrizes - diz o publicitário Rick Noack. De qualquer forma, "a independência do próprio Tribunal foi questionada desde que o PiS realizou reformas conhecidas como o assassinato do poder judicial". A disputa sobre a Lei não só trouxe críticas internacionais à Polônia, mas também prejudicou as relações com aliados próximos - resume Noack – e causou um debate sobre as questões de cumplicidade no Holocausto que era desconfortável para os nacionalistas polacos.

A decisão, segundo a BBC de Londres ,de enviar a Lei ao Tribunal determina "um gesto em relação a Israel", enquanto a agência Associated Press  qualifica de "movimento atípico", que teoricamente abre o caminho para mudar o conteúdo da lei.

No entanto, "não está claro se o Tribunal Constitucional exigirá quaisquer mudanças porque está sob o controle do partido conservador da Lei e da Justiça na Polônia". A alteração no texto da proposição do IMN - Instituto de Memória Nacional também foi motivo de reações na França. Yean-Yves Le Drian, Ministro das Relações Exterores, chamou-a de "inapropriada" e "digna de condenação".

Ele enfatizou que a história não deveria ser redigida novamente. O que é assumido pela alteração à Lei do IMN introduz pena de prisão de até três anos ou multa por "público e contra fatos" atribuindo responsabilidade à nação ou estado polaco ou co-responsabilidade pelos crimes do Terceiro Reich, outros crimes contra a humanidade, paz e crimes de guerra.

Também deve ser punido por "trivializar grosseiramente a responsabilidade dos perpetradores reais desses crimes". O Sejm (Congresso Nacional da Polônia) aprovou a lei em 26 de janeiro, um dia antes do 73º aniversário e a celebração da libertação do campo de Auschwitz.



Fonte: Revista Polityka
Acesso em 08 fevereiro 2018 - https://www.polityka.pl/tygodnikpolityka/swiat/1737266,1,zagraniczne-reakcje-po-decyzji-andrzeja-dudy-ws-ustawy-o-ipn-smutny-dzien.read

Tradução: Ulisses Iarochinski