quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Sikorski pede ajuda para Auschwitz

O ministro das relações exteriores da Polônia, Radosław Sikorski fez um chamamento à ajuda internacional para manter o museu existente na cidade de Oswięcien, na Polônia. O museu é o conhecido maior cemitério sem tumbas de todo o mundo, o campo de concentração e exterminação alemão nazista de Auschwitz-Birkenau.
Falando após um encontro de ministros do exterior da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, Sikorski, disse que a Fundação para a conservação do nefasto campo, criada no mês passado, recebe 120 milhões de euros, dos quais só pode utilizar seis ou sete milhões de euros por ano para a conservação do local.
Sikorski afirmou que a manutenção do campo da morte é particularmente importante para as futuras gerações, justo num momento em que líderes em alguns países e alguns religiosos colocam em dúvida a existência do Holocausto.
O Museu de Auschwitz recebeu recentemente 4.2 milhões de euros da UE para projetos de manutenção. Ano passado Auschwitz, localizado a 65 km de Cracóvia, foi visitado por mais de 1.1 milhão de pessoas de todo o mundo.

Foto: Ulisses Iarochinski

Schumacher colobora na compra de Podolski

O alemão Michael Schumacher, o maior campeão da história da Fórmula 1 sempre foi um apaixonado por futebol. Não foram poucas vezes em que ele atuou como atacante em jogos amistosos de estrelas mundiais.
Sua paixão por futebol só não é maior que o amor que tem pelo Football Club Koeln da cidade de Colônia. O Clube anunciou em seu sitio oficial que o ex-piloto contribuiu com 875 euros, ou R$ 2,7 mil para que o FC Koeln possa fechar a contratação do atacante polaco Łukasz Podolski, que joga atualmente no milionáro Bayern de Munique. A contração do "menino" de Gliwice  (cidade polaca onde nasceu Podolski) teria sido fechado em 10 milhões de euros e foi fruto de uma campanha junto aos torcedores para arrecadar a quantia.
O clube de Colônia dividiu uma foto de Podolski, em sua página na Internet, em 37.500 pedaços. Cada pedacinho da foto de Podolski foi colocado a à venda por 25 euros. Foi aí que Schumacher comprou exatos 35 pedaços. A promoção uma vez encerrada dará 1 milhão de euros para os cofres da equipe. O astro dos autódromos deixou uma mensagem escrita no portal pedindo aos fãs que colaborem com a campanha. "Acompanhe seu coração e ajuda a nossa torcida a comemorar novamente". Schumacher não foi o único famoso a contribuir com a campanha, também o jogador da seleção alemã de handebol Heiner Brand e o boxeador Felix Sturm, campeão mundial meio-médio pela WBA foi outro.
Podolski que há tempos não está feliz com reserva no Bayern, disse que desejaria sair. Parece que seu desejo foi atendido.
 
Foto: Reuters