terça-feira, 28 de abril de 2009

Espanha não é mais o Eldorado do trabalho


Agência de emprego em Madrid - Foto: Philippe Desmazes - AFP

O desemprego atingiu o mais alto índice desde 1976 na Espanha. Estima-se que mais de quatro milhões de espanhóis estão sem emprego. "A crise espanhola atingiu até os polacos, pois deixou alguns de nós sem trabalho aqui", informa Maria Pikuła da Associação Polaca Orzeł Biały da Espanha.
Segundo o governo de Jose Luiz Zapatero, o percentual de desemprego chegou aos 17%. Alguns economistas prevêm que o índice chegará logo aos 20%. O pior desta situação ocorreu no primeiro quadrimestre do ano quando foram despedidos 300 mil trabalhadores e entre estes pouco mais da metade da construção civil. Na agricultura, o desemprego atingiu 31 mil pessoas.
Maria Pikuła trabalha há 17 anos na Espanha e segundo ela, os polacos mais atingidos pelo desemprego naquele país foram os que trabalhavam na construção civil. Os trabalhadores polacos recebiam 60 a 70 euros por dia, ou 2 mil euros mensais. Também na colheita do morango, muitos polacos perderam o trabalho neste começo de ano. Segundo Maria, os compatriotas estão partindo para Portugal, ou voltando para a Polônia e lembra que em 2007 trabalhavam na Espanha mais de 150 mil polacos, agora este número não chega a 50 mil.
A crise na Espanha chegou inclusive ao setor turístico. No período de Páscoa houve uma queda de 30% de turistas nas praias do Mediterrâneo. O setor hoteleiro e de restaurantes era outro setor que empregava bastante os polacos.