domingo, 7 de novembro de 2010

O maior Cristo do mundo está na Polônia






Foi concluída a construção da maior estátua de Jesus Cristo em todo o mundo, maior até do que o Redentor do Rio de Janeiro, na tarde deste sábado, 6 de novembro, em Świebodzin (no Oeste da Polônia). A estátua mede um total de 36 metros, contra 33 metros daquela do Rio de Janeiro, e foi instalado em uma colina de aproximadamente 16 metros de altura.
Como o Cristo no Rio de Janeiro e o Cristo de La Concordia, na Bolívia, a estátua de Świebodzin - cidade de 40 mil - é totalmente branco, com a única diferença de que tem uma coroa de ouro de uma altura de três metros. Os últimos elementos da estátua, cabeça e braços foram instalados com um enorme guindaste enviado especialmente ao local. A primeira tentativa na semana passada, terminou em fracasso, pois o guindaste não tinha a potência necessária. O peso total estimado da construção é de 440 toneladas.
"É o trabalho de minha vida (...) Ele será nosso maior catequista. A Europa precisa de catequistas, como Cristo", disse Sylwester Zawadzki, pároco da Igreja Divina Misericórdia de Świebodzin, que lançou o projeto há cinco anos. A estátua foi construída através de doações particulares recolhidas na Polônia e no estrangeiro, de acordo com o padre.

A cidade
Torre na praça central da Cidade
Os primeiros documentos sobre a existência de Świebodzin datam de 1228. Durante a peste negra que assolou a Europa, 1/4 da população da cidade pereceu. Ainda, em 1455, era bastante conhecida a cerveja produzida numa fábrica da cidade.
De 1488 a 1640, a cidade esteve sob domínio do Reino Tcheco. Mas o retorno ao Reino da Polônia durou até 1795, quando a Polônia foi invadida e dividida por 127 anos. Świebodzin nesse período ficou sob domínio prusso e de 1870 a 1918 esteve ocupada pela Alemanha.