domingo, 11 de janeiro de 2009

Sikora é líder do mundial

Foto: Hannibal Hanschke

O polaco Tomasz Sikora ficou em terceiro lugar no "esqui nórdico" e somou pontos na prova deste fim de semana, em Oberhof, na Alemanha, pelo Campeonato Mundial de Biatlo (campeonato de esqui nórdico e tiro). Os pontos deram a primeira posição na classificação geral do campeonato. O ganhador da prova foi o russo Maxim Czudow, seguido do alemão Michael Roesch. O então líder da classificação Emil Svendsen ficou apenas em 21 primeiro na prova.
Tomasz Wacław Sikora, nasceu em 21 de dezembro de 1973 em Wodzisław Śląski. Já foi campeão mundial 1995, o melhor corredor do campeonato de 2004 e medalha de bronze em 1997 (competição por equipe). Em 25 de fevereiro de 2006 ficou em segundo lugar nos 15km de prova do Jogos Olimpicos de Inverno realizados em Turim e ganhou a inédita medalha de prata para a Polônia neste esporte. Em marco de 2006, Sikora venceu o IBU World Cup, batendo Ole Einar Bjørndalen em cinco 5 pontos.

Foto: Hannibal Hanschke

O biatlo envolve dois esportes, esqui nórdico e o tiro. Tem provas intercaladas durante toda a prova. A corrida de esqui tem em determinados pontos do trajeto paradas para que os concorrentes disparem com espingarda sobre um alvo estático. Cada tiro fora do alvo é penalizado com uma distância adicional de corrida no esqui, ou então, adicionando tempo ao total da prova. Ganha quem termine a prova com menos tempo. O biatlo surgiu na na Noruega como treinamento de soldados. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1957. Três anos mais tarde, a modalidade foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Morreu a polaca general


Prof. Elżbieta Zawacka - Foto: Robert Górecki / AG

Em Toruń, morreu a legendária carteira do Principal Comando das Armas do País (Armia Krajowa). Única mulher conhecida no meio como a famosa "Cichociemnych" (algo como escuro silêncio) e segunda polaca na história das forças armadas da Polônia a ser promovida ao grau de general de brigada.
A centenária Elżbieta Zawacka iria completar 100 anos de idade em março próximo. Durante a Segunda Guerra Mundial ela foi carteira, depois apenas a mulher "Cichociemnych".
John Nowak Jezioranski escreveu sobre "Zo" na publicação "Kurierze z Warszawy": - "Mesmo para a conspiracy, quando reinava o anonimato, "Zo" se tornou uma lenda. Perdeu a família Já nasceu como um ser humano, forte, mais exigente que os demais, mas muito mais consigo mesma. Sua devoção beirava o fanatismo. ( ) Foi austera, séria, um pouco grosseira e muito concreta".
Zawacka há 19 anos atrás foi condecorada com a Cruz de Oficial da Ordem do Renascimento da Polônia e, em 2006, foi promovida a general de brigada do Exército da Polônia e igualmente honorável cidadã de Toruń, a mesma cidade onde nasceu o astrônomo Nicolau Copérnico.

Warta: O terceiro maior rio da Polônia

O rio Warta quando passa no distrito de Warta

No Norte do Paraná, uma cidade homenageia um rio e uma localidade da Polônia. Warta (pronuncia-se várta e em português significa sentinela, não confundir com Warto, que traduzindo significa vale a pena) é um principais rio da Polônia em seus 808 km de extensão. Como corre em região de planície possui uma lenta vazão para um rio de seu tamanho, apenas 195 metros cúbicos por segundo.
O Warta banha várias localidades e cidades desde que nasce Kromołów, próximo a Częstochowa e deságua no Rio Odra, em Kostrzyn nad Odrą.
Estas são as localidades e cidades banhadas pelo terceiro maior rio da Polonia: Zawiercie, Myszków, Częstochowa, Działoszyn, Sieradz, Warta, Uniejów, Koło, Konin, Pyzdry, Śrem, Mosina, Puszczykowo, Luboń, Poznań, Murowana Goślina, Oborniki, Obrzycko, Wronki, Sieraków, Międzychód, Skwierzyna, Gorzów Wielkopolski e Kostrzyn nad Odrą.