segunda-feira, 8 de abril de 2024

Coalização do primeiro-ministro Tusk vence as eleições municipais na Polônia

Primeiro-ministro Donald Tusk vitorioso nas eleições regionais e municipais

 
 A coalizão pró-europeia da Polônia que está no governo saiu vitoriosa nas eleições locais deste domingo (7).
 
Mas ainda assim, o partido de extrema-direita Direito e Justiça (PiS), que governou nos últimos 8 anos foi o partido mais mais votado, individualmente, com 33,7%, segundo o instituto Ipsos.
 
A Coalizão Cívica de centro-esquerda do atual primeiro-ministro Donald Tusk obteve 31,9%, o que lhe dá a maioria junto com seus aliados da Terceira Via (democratas-cristãos, 13,5%) e a Nova Esquerda (6,8%).
 
Outro partido de extrema-direita, o Confederação recebeu 7,5%. Com isso, Tusk comemorou outra vitória da aliança pró-europeia após as eleições gerais de 15 de outubro passado, que o devolveram ao poder.
 
"O 15 de outubro se repetiu em abril", declarou. Os eleitores na Polônia, país membro da União Europeia e da Otan com 38 milhões de habitantes, foram às urnas neste domingo que passou para eleger prefeitos, vereadores e governos das 16 voivodias.
 
A Coalizão Cívica alcançou vitórias claras nas prefeituras da capital Varsóvia e da cidade portuária de Gdansk, seus dois principais bastiões. Rafal Trzaskowski, um aliado de Tusk que foi reeleito como prefeito de Varsóvia, afirmou que os resultados marcam "um novo passo no caminho para garantir que os populistas representados pelo PiS nunca voltem ao poder".
 
Em Łuków, cidade a 18 km de Wojcieszków, onde nasceram minha bisavó Anna Ognik-Filip e

meu avô Bolesław Jarosiński, meu amigo Sławomir Smolak foi eleito conselheiro (equivalente a vereador). Anos atrás, ele me auxiliou a encontrar a família Jarosiński/Jaroszyński em Łuków e a localizar Wojcieszków, como uma das terras das minhas origens paternas.
 
A outra é a cidade de Dobre, na voivodia da Mazóvia, onde nasceu meu bisavô Piotr Jackowski Jarosiński. Em Łuków também é a terra do meu primo e ex-embaixador da Polônia no Brasil, Jacek Hinz (sua mãe é Jarosiński).



Em Cracóvia depois de mais de 20 anos de vitórias consecutivas do prof. dr. hab Jacek Majchrowski, a cidade terá um novo prefeito. As eleições foram vencidas por Aleksander Miszalski da Coalização Cívica de Donald Tusk do Partido da Plataforma Cívica com os votos de 37,21% dos eleitores.
Jacek Majchrowski

Isto é uma surpresa porque nenhuma sondagem tinha indicado anteriormente que Miszalski poderia vencer no primeiro turno. O segundo lugar ficou com Łukasz Gibała (KWW Łukasz Gibała - Cracóvia para residentes) com 26,79%
 
A Polônia está cada vez mais alinhada com a União Europeia e com a OTAN após essas eleições. E mais distante da Rússia e Putin. Contudo, pode-se dizer que a Igreja Católica Romana ainda é bastante poderosa, muito dos votos de direita são, justamente, orientações políticas do Padre Tadeusz Rydzyk. Ele é um padre católico romano da Congressão dos Redentoristas, fundador e diretor da emissora conservadora Radio Maryja e também fundador da Universidade de Cultura Social e de Mídia da cidade de Toruń, que forma jornalistas conservadores e de direita.