segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Vencedor do prêmio Nike de Literatura


Não! Não é anúncio da gigante dos produtos esportivos. A capa do jornal Gazeta Wyborcza, desta segunda-feira, 4 de outubro de 2010, com as letras garrafais da Nike fala do maior prêmio da literatura polaca da atualidade.
O grande ganhador deste ano é o autor do livro "Nasza Klasa", ou "Nossa classe, Tadeusz Słobodzianek. E o feito se reveste de maior importância, por ser a primeira vez que um drama ganha uma edição do prestigiado prêmio, em seus catorze anos de história.
Anteriormente, apenas uma única vez uma peça de teatro chegou à final do Prêmio Nike. Foi "Kartoteka rozrzucona", de Tadeusz Różewicz, indicada em 1998.
"Obrigado, ao júri que apreciou o drama. É também uma recompensa para o drama polaco", disse Slobodzianek, ao receber, neste domingo, a estatueta do prêmio Nike, idealizada pelo designer prof. Gustaw Zemła, junto com um cheque de 100 mil złotych das mãos do diretor do jornal, Adam Michnik.
O Prêmio é uma promoção da "Gazeta Wyborcza" e da Fundação Agory.Akcja. O "Nossa Classe", resume-se em torno do massacre ocorrido, em Jedwabne, em 1941. Conta sobre alunos de uma classe da escola primária, composta por polacos católicos e judeus, de uma pequena cidade no Leste da Polônia. Slobodzianek apresenta, em seu livro, as histórias daqueles alunos dos anos 20 do século passado até os dias atuais. Juntos, aqueles alunos, vão aprender, brincar, cair na vida adulta, e durante a guerra se tornarão algozes e vítimas.

Quem é o vencedor


Slobodzianek tem 55 anos, nasceu em Jenisejski, na Sibéria, onde seus pais se conheceram, no exílio, durante a ocupação soviética. Ao retornarem para a Polônia, ele passou a viver em Bialystok. Estudou teatro na Universidade Iaguielônica, na década de 70. Começou a escrever críticas de teatro nas publicações "Student" e "Polityka", sob o pseudônimo de Jan Koniecpolski, depois trabalhou com editor literário e diretor de teatro Lódz, Poznan, Varsóvia e Bialystok.
Tadeusz estreou como dramaturgo, em 1980, com um texto para teatro de fantoches, "A história do mendigo e o burro". Seus dramas estão imersos na mitologia da fronteira polaco-bielorrussa, o mais importante é "Ilya o Profeta", "Czar Nicolau" e co-escrito por Piotr Tomaszuk "Turlajgroszek.
O material para escrever "Nossa classe", Slobodzianek começou a selcionar em 2001, logo após a revelação da verdade sobre o massacre em Jedwabne. Buscou inspiração, entre outros, no livro de Jan Tomasz Gross, "Vizinhos" e no filme de Arnold Agnes com o mesmo nome do livro, além do livro de Anna Bikont, "Nós de Jedwabne".
A peça ficou pronta em 2008, a sua estreia mundial aconteceu um ano depois, no National Theatre de Londres. O público polaca só poderá assisti-la, em outubro, agora, no Teatro Wola de Varsóvia, dirigida pelo diretor eslovaco Ondrej Spišák.