quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Ministro Polaco se encontra com Presidente Brasileiro

O chanceler polaco no Palácio do Planalto - Foto: Divulgação
O chanceler Jacek Krzysztof Czaputowicz (pronuncia-se iátséq Kjichtóf Tchaputóvitch) esteve no Palácio do Planalto, nesta terça-feira, para encontro com o Presidente do Brasil e o ministro brasileiro das relações exteriores.

Depois, o brasileiro anunciou que deve visitar a Polônia, ainda no primeiro semestre de 2020.

O presidente vai aproveitar para visitar a Hungria, país vizinho da Polônia. Os dois países, junto com a Itália, viraram expoentes de governos de extrema-direita na Europa.

O ministro polaco está em Brasília, desde ontem dia 4 até o 6 de fevereiro, para a reunião do Grupo de Trabalho sobre Questões Humanitárias e de Refugiados, criado por ocasião da Conferência de Varsóvia, em fevereiro de 2019, para Promover um Futuro de Paz e Segurança no Oriente Médio, de onde veio a denominação para estas reuniões: “Processo de Varsóvia”.

A sessão de abertura do Grupo de Trabalho, contou com as presenças do Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, do Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Jacek K. Czaputowicz, e do Secretário de Estado Assistente Adjunto para Populações, Refugiados e Migração dos Estados Unidos da América, Richard Albright.

Hoje e amanhã serão realizados painéis temáticos, com foco na proteção e no acesso à educação para crianças em contextos de crises humanitárias e deslocamentos forçados no Oriente Médio. Os painéis contarão com a presença de representantes de países da região e de organismos internacionais, bem como de especialistas e entidades da sociedade civil com reconhecida experiência na matéria.

Ao final do evento, será divulgado comunicado com resumo das discussões, aberto à adesão dos países participantes.

O Ministro
Jacek Krzysztof Czaputowicz nasceu em 30 de maio de 1956, em Varsóvia. Ele é cientista político, professor universitário de ciências sociais e afiliado ao PiS - Partido Direito e Justiça.
Foi um ativista da oposição durante a República Popular da Polônia, sendo um dos fundadores da Associação dos Estudantes Independentes e do Movimento de Liberdade e Paz.

Nos anos de 2008 a 2012, foi diretor da Escola Nacional de Administração Pública e nos anos de 2017 a 2018, exerceu o cargo de subsecretário de Estado do Ministério das Relações Exteriores. A partir de 2018, assumiu o posto de Ministro chefe de Estado do Ministério das Relações Exteriores da Polônia, que mantém até hoje.

Ainda em 1997, baseando-se no sistema de segurança europeu defendeu tese a tese "Após o fim da Guerra Fria", obteve o grau de doutor em ciências humanas e ciências políticas no Instituto de Estudos Políticos da Academia Polaca de Ciências.

Com base na dissertação "Teorias das relações internacionais", fez em 2008, um pós- doutorado em humanidades na Faculdade de Jornalismo e Ciências Políticas da Universidade de Varsóvia. Em 20 de outubro de 2016, ele recebeu o título de professor de ciências sociais. (No sistema educacional polaco, professor é um título concedido pelo Presidente da República, e não uma função ou cargo educacional, para esta função a palavra é "wykładowca", ou como em inglês: "Lecturer").

A ex-cônsul geral da Polônia em Curitiba, Dorota Barys, faz parte da comitiva polaca que está em Brasília na reunião do Grupo de Trabalho sobre Questões Humanitárias e de Refugiados.

Fontes: Itamaraty e Mistério das Relações Exteriores da Polônia