sexta-feira, 30 de novembro de 2007

A brasileiríssima feijoada

Tudo bem que a proposta aqui é falar de pierogi, bigos, barszcz e kapusniaki, mas como muitos são os acessos de pessoas de outros países interessados também na colônia polaca do Brasil e de suas coisas, abro espaço para a nossa brasileiríssima feijoada. Este foi o prato escolhido em 2007 por votação do júri popular do jornal "O Estado de S.Paulo". Feijoada, aquela que você pode comer às quartas e sábados (em alguns lugares, tem todo dia) em dez mil dos doze mil estabelecimentos gastronômicos de São Paulo - de acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Os internautas tiveram 15 dias - a votação começou no dia 8 - para escolher aquela que, no seu entender, deveria ser a campeã. A ganhadora, com 23,95% dos votos, vem com dez tipos de carnes, sendo duas bovinas (carne seca e língua) e as demais, suínas: costela, pé, rabo, orelha, lombo, paio, lingüiça portuguesa e bacon. É servida diariamente há mais de 30 anos em duas versões: a tradicional e a magra. E preparada, até hoje, no mesmo fogão a lenha. O Bolinha, fundado em 1946 por Affonso Paulillo, é administrado por seus filhos, José Orlando e Paulo Affonso Paulillo.A do Baby Beef Rubaiyat ficou em segundo lugar, com 13,47% dos votos, e a do Bar do Nico, com 12,56%, em terceiro. E esta é a famosa receita:

INGREDIENTES

200 g. de carne seca bovina
200 g. de costela de porco salgada, ou defumada
200 g. de pé de porco salgado
100 g. de rabo de porco salgado
100 g. de orelha de porco salgada
150 g. de lombo de porco defumado ou salgado
100 g. de paio
100 g. de linguiça portuguesa
100 g. de língua de boi defumada
050 g. de bacon
900 g. de feijão preto
200 g. de cebola picada (para o tempero do feijão)
100 g. de alho picado (para o tempero do feijão)
006 fls. de louro (para o tempero do feijão)
002 un. de laranjas com casca (bem lavadas)

MODO DE FAZER

Limpar bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período. Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície. Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em duas xícaras de óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram a sua missão de ajudar a cortar a gordura das carnes. Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto. Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando. Sirva com arroz branco e couve refogada no azeite e alho, e uma bela farofa de mandioca.

Receita da couve à mineira

Ingredientes
01 maço de couve
02 colheres de sopa de azeite
sal à gosto

Modo de preparo
Comprar na feira a couve já picada bem fininha, ou então comprar um maço de couve, arrancar os talos das folhas até a sua metade,lavar as folhas rapidamente secá-las, enrolar de quatro a cinco folhas juntas, e picá-las bem fininho.).
Aquecer uma frigideira com umas duas colheres de sopa de bom azeite, coloque a couve na frigideira, e tempere com um pouco de pimenta do reino,(para quem gosta), salgue à gosto e remexa a couve na frigideira até murchá-la só um pouco, e estará pronta a couve mineirinha.

Bolinha Restaurante - Av. Cidade Jardim, 53 – Jardim Europa – Fone: (11) 3061-2010 – Site: http://www.bolinha.com.br/

Por sugestão do amigo Cley Scholz estou acrescentando a letra da música "Farofa-fá" para alegrar a "feijuca":


FAROFÁ-FÁ
autor: Mauro Celso

Comprei um quilo de farinha
Pra fazer farofa
Pra fazer farofa
Pra fazer farofa fa
Comprei um pé de porco (faró fa fa)
E orelha de porco (faró fa fa)
Pus tudo isto no fogo (faró fa fa)
E remexi direito (faró fa fa)
Com a fome de um lobo (faró fa fa)
Eu calcei o meu peito (faró fa fa)
Fa
Faró Faró Faró
Faró Faró Faró
Faró Faró Faró Fa Fa
Farinha de mandioca (faró fa fa)
E pimenta malagueta (faró fa fa)
Eu gosto de farofa (faró fa fa)
Comi, não faço careta (faró fa fa)
Mas sou forte como um touro (faró fa fa)
Da cabeça inteligente (faró fa fa)
Só não mastigo tijolo (faró fa fa)
Porque me estraga os dentes (faró fa fa)
Fa
Faró Faró Faró
Faró Faró Faró
Faró Faró Faró Fa Fa






BOM APETITE!!!


SMACZNEGO!!!!






Para ouvir o autor Mauro Celso cantando a música que fez muito sucesso com Silvio Brito e Sérgio Malandro, clique aqui

Tusk no Vaticano

O Papa Bento XVI receberá o Premier Donald Tusk no Vaticano, no dia 7 de Dezembro próximo. Evidentemente que todos sabem que os procedimentos diplomáticos normais na organização de uma visita oficial ao Vaticano demanda várias semanas, anunciou hoje o jornal Dziennik Polski. No caso da Polônia, parece que um pedido de Varsóvia é sempre bem recebido e as providências são imediatas. Reflexo claríssimo do peso que o Papa João Paulo II ainda representa na administração da Santa Sé. O Vaticano será a terceira capital, depois de Vilnius e Bruxelas, visitada pelo novo primeiro ministro polaco.

Fotyga critica Sikorski

A ex-ministra de relações exteriores da Polônia, Anna Fotyga disse esta manhã à Rádio Polônia que o novo governo do primeiro-ministro Donald Tusk continua a demonstrar desrespeito ao Presidente Lech Kaczyński. Como nova chefe do gabinente da presidência da República, Anna Fotyga afirmou que o desacordo entre o Presidente e o novo ministro das relações exteriores Radek Sikorski foi causado unicamente por este não ter conseguido uma audiência com o Presidente para falar sobre o orçamento do Estado. Mas isto não é o caso para o ministro sair criticando o Presidente, teria dito Fotyga, que considerou o comportamento de Sikorski como inapropriado, pois a provocação não é o melhor caminho da diplomacia. Fotyga acusou também o novo governo de uma atitude muito suave em relação a Rússia. A crítica da ex-ministra, deve-se ao fato de na última terça-feira, o primeiro ministro Donald Tusk ter informado que a Polônia tinha desisitido de bloquear as negociações sobre o acesso da Rússia na OECD. Para Fotyga, tal situação causará um aumento da pressão russa na arena internacional e isso não é bom para ninguém. Por sua vez, Fotyga, quando a frente do ministério e com o apoio dos gêmeos Kaczyński preconizou um dos periodos de maiores dificuldades da diplomacia polaca nos últimos tempos. Sob o comando de Fotyga, a Polônia sempre foi voto contrário em qualquer deliberação na União Européia. Sua saída foi saudada com slegria entre os demais 26 países membros da UE.

Caminhadas na neve

Foto: Ulisses Iarochinski
Apesar do frio de 15 negativos, bastou o sol aparecer para os moradores de Bielsko Biała retornarem à suas caminhadas nas trilhas que levam do aeroporto às montanhas ao redor da cidade. E claro, é o momento para os cães também darem um passeada.