sábado, 27 de dezembro de 2008

Hanna voltará a TVP?

Foto à patir da tela de  televisor

O jornalismo da principal rede de televisão da Polônia, TVP - Telewizja Polska, vive desde o início de dezembro um crise interna. Um dos rostos mais conhecidos da televisão do país, a jornalista Hanna Lis está no centro deste conflito de chefias. Contratada a peso de ouro, a bela Hanna, sempre pautou pela independência de opinião. Mas o partido do presidente Lech Kaczyński, o PiS - Partido do Direito e Justiça não estava gostando desta falta de censura. Hanna que apreesentava o principal telejornal da emissora foi afastada.
A saída de Hanna Lis do telejornal Wiadomości desorientou a todos. Desde o dia 19 de dezembro, ninguém mais sabia que eram os chefes do jornalismo da emissora. Ao que tudo indica as repercussões vazaram além dos estúdios e mudanças teriam ocorrido. Assim as últimas informações, são de que Piotr Farfał assumiu o posto de Andrzej Urbański.
Mas todos só vão saber se Farfał de fato dirige o jornalismo da TVP, se nesta segunda-feira próxima, Hanna Lis estiver no estúdio de Wiadomości.
A crise na televisão desvenda o poder de censura que a presidência de extrema direita de Lech Kaczyński é capaz de fazer e causar.

Lublin tem novo rabino

Foto: Ulisses Iarochinski

A comunidade judaica de Lublin, no Leste da Polônia, tem um novo rabino. Icchak Horowitz de 33 anos de idade, natural de Israel, começou seus trabalhos desejando os melhores votos a todos de paz e harmonia. Horowitz anteriormente estava no rabinato de Kiev, na Ucrânia.
Lublin estava sem um rabino há 10 anos. O que deve dar muito trabalho ao rabino Horowitz, que praticamente terá que restaurar a comunidade judaica local, a qual havia ficado sem um local específico para suas orações. Antes da segunda guerra mundial, a cidade foi um importante centro judaico na Europa. Ali mesmo, há 4 km do centro da cidade, os alemães construíram um dos mais terríveis centros de extermínio, Majdanek, onde milhares de judeus tinham morte trágica, tão logo chegavam ao local. Ali iam direto para a câmara de gás e crematório. Tristes lembranças, que devem receber todo o cuidado do novo rabino Horowitz.