sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cracóvia, terra do "outsoursing"

Um dos edíficios do "Kraków Business"- centro das empresas de "outsoursing"

Cracóvia tem se transformado nos últimos dois anos na sede das empresas de "outsoursing". IBM, SHELL, HLC e outras já contrataram 16 mil pessoas. Estudantes brasileiros, em final de cursos de graduação e mestrado, trocaram o estudo regular na semana, por regime de fim de semana na universidade. Somente porque falam português e porque desejam voltar ao Brasil não só com seus diplomas acadêmicos, mas também com alguma experiência profissional.
Empresas, como a indiana HLC, têm contratado jovens diretamente em São Paulo. Muitos deles sem conhecimento algum da língua polaca. E muitas vezes sem nenhuma experiência internacional. O único requisito é que falem português. O conhecimento de informática também não é tão necessário assim.
Mas Cracóvia tem demonstrado também um apetite enorme por novos profissionais nas áreas de turismo (guia turístico), hotelaria, lojas de departamentos e supermercados. A "indústria limpa" é a opção dos administradores da cidade, pois a principal vocação da cidade é sem dúvida a cultura, história e turismo, inclusive religioso. Cracóvia guarda as reliquías de pelo menos quatro santos da igreja Católica, São Estanislau, Santa Edwirges (A rei), São Maximiliam Kolbe, Santa Irmã Maria Faustina Kowalska, beatos e beatas além de ser a terra do "Santo Subito" Papa João Paulo II.