domingo, 22 de agosto de 2010

Piano à beira do lago Kalinka



O flautista e regente curitibano Norton Morozowicz enviou sugestão deste vídeo com os pianistas Waldemar Malicki e Tamara Granat.
Malicki nasceu em 1958 e se formou com distinção da Academia de Música de Gdańsk, em 1981, onde estudou com o lendário Jerzy Sulikowski. Malicki é ganhador de concursos nacionais de piano polaco em 1980 e 1982, em Varsóvia e Slupsk, e foi premiado com o Primeiro Prêmio, no The Musikseminar Viena, em 1982.
Malicki gravou 35 CD`s solo e de câmara para a Polskie Nagrania, Polton e Dux (Polônia), Pavane (Bélgica), Adda e Accord (França), Koch Records, Schwann e Wergo (Alemanha), bem como Pony Canyon (Japão). Gravou inúmeros concertos de piano com a Rádio Televisão polaca e Orquestras de Cracóvia e Katowice, além de turnê como solista com várias orquestras da Polônia. Malicki foi três vezes premiado com um "Fryderyk" - a versão polaca do Grammy Norteamericano.
Malicki também realiza recitais de piano improvisação no estilo virtuoso do século XIX. Primeiro Presidente da Sociedade Paderewski, Malicki é atualmente o Director Artístico do Festival de Humor Musical do Sul da Polônia.
Granat ganhou vários concursos de piano e já fez turnês pela maioria dos países europeus, além dos Estados Unidos e Ásia. Muitas destas vezes foi realizando "master classes". Tamara estudou com Sulikowski (piano) e R. Suchecki (música de câmara) na Academia de Música de Gdańsk (1982-1987). Ganhou o Concurso Internacional IJ Paderewski em Bydgoszcz (1986). Desde 1987, ela já se apresentou em duo com Malicki (Duo Granat). O seu repertório inclui composições tanto para quatro mãos e dois pianos (de Bach para os dias atuais). Eles gravaram obras de Bach, Chopin, Saint-Saëns e IJ Paderewski.

Neste vídeo, gravado no lago Kalinka e interpreta junto com a também polaca a pianista Tamara Granat, Tchaikovsky, Franz Liszt (Hungarian Rapsody 2) e Wolfgang A. Mozart (Rondo alla turca) .



Norton Morozowicz já esteve algumas vezes na terra de seu pai Tadeusz Morozowicz, o patrono da dança clássica de Curitiba. Aqui neste vìdeo, Norton deu entrevista à Telewizja Polska, quando esteve, em 2000, durante os ensaios da obra de Villa Lobos na Philharmonia Lubelska, de Lublin, Polônia.