segunda-feira, 2 de junho de 2008

A melhor cerveja da Polônia

Até o próximo concurso a cerveja (piwo) Okocim Mocne (Forte e clara) é a melhor da Polônia em sua categoria e a segunda melhor da Europa. A cerveja, originária de Okocim, vila da cidade de Brzesko, a cerca de 50 km, existe desde 1846, quando foi estabelecida pela família Goetz-Okocimski.

Jan Okocimski - criador da Okocim


A cervejaria foi estatizada em 1945 e reprivatizada em 1990. Desde 1996 é de propriedade da marca internacional Calsberg. Possui seis tipos O.K. (Pilsen), Signature (Pilsen), Mocne (Medium Malte), Porter, Karmi e Karmi Poema Di Caffe, Palone (preta) e Zagłoba.
É considerada a cerveja de Cracóvia, não só porque Okocim fica na mesma voivoda da Małopolska, mas porque possui uma fábrica na cidade.
O título de melhor foi concedido pelo Towarzystwo Promocji Kultury Piwa „Bractwo Piwne”, associação membro da União Européia dos Consumidores de Cerveja, no Concurso Geral dos Consumidores de Cerveja „Chmielaki Krasnostawskie 2007". Participaram 56 marcas de 9 cervejarias da Polônia. As cervejas são julgadas em 11 categorias.

Esquerda polaca tem novo líder


O SLD - Partido da Aliança da Esquerda Democrática, o maior partido político de esquerda da Polônia elegeu no último sábado seu novo líder no Congresso Nacional. Ele é Grzegorz Napieralski. Numa eleição bastante disputada Napieralski, até o então secretário geral do partido, recebeu 231 votos a favor, contra os 210 votos de seu oponente o até aqui líder do partido Wojciech Olejniczak.
Grzegorz Napieralski é de Szczecin, Noroeste da Polônia, onde nasceu em 18 de Março de 1974. Foi eleito pela primeira vez em 2001 e reeleito em 2005, com 14.673 votos.

Um piwo no Rynek à noite

Foto: Ulisses Iarochinski
Rynek Główny, ou praça do mercado central, em Cracóvia vira sala de estar todas as noites desta primavera. Os turistas degustam uma das melhores piwo (cerveja) da Polônia, a Tyskie além da Okocim, Żywiec e Lech... as quatro cervejas mais vendidas do país. Nos últimos três anos os cracovianos viram crescer o número de turistas na cidade somente nos meses de verão (junho, julho, agosto) de 7 milhões, para 8,5 milhões e 10 milhões, quando há oito anos este número não passava de 500 mil por ano. Se nos meses frio, anoitece as 4 da tarde, nesta primavera-verão o sol ilumina até as 22 horas. As mesinhas dos restaurantes na praça têm clientes até minha noite, a uma temperatura agradável de 20 graus é bem diferente do inverno quando os termômetros chegam a marcar 15 negativos.

Prisioneiros em Birkenau.

Foto: Museu Auschwitz
Prisioneiros do campo de concentração e extermínio alemão nazista em Birkenau também chamado Auschwitz II, durante a Segunda Guerra Mundial. Num mesmo compartimento nestes beliches emprovisados de madeira e sem colchões chegavam a "dormir" seis prisioneiros. As experiências do médico nazista Jósef Mengele, as rações, os trabalhos forçados transformavam estes polacos (católicos, judeus e ciganos) em farrapos humanos. Houve centenas de casos, onde uma pessoa de 1,70m pesando 65 kg, depois de meses sob "os cuidados" de Mengele acaba com 30 kg.
Birkenau (em alemão) na cidade de Brzezinka e a poucos quilômetros de Oświęcin (Auschwitz em elemão) ficava a 3km do campo principal, ou Auschwitz I. As duas cidades ficam a 65 km de Cracóvia, na Voivoda da Małopolska (Pequena Polônia).