sexta-feira, 22 de maio de 2009

Weiss critica Spiegel

Szewach Weiss - Foto: Rafał Guz

Shevach Weiss, polaco de nascimento é um político israelense. Membro do partido trabalhista no Knesetu, já foi embaixador de Israel na Polônia. Em artigo assinado, no jornal Rzeczpospolita, comenta notícia publicada na "Spiegel" alemã, onde a revista condena os camponeses polacos católicos, que assistiram os assassinato de polacos judeus.
Weiss defende os camponeses polacos católicos dizendo que "Eu conheço estas pessoas pessoalmente. Eles me salvaram em Borysław. A nação polaca pode se orgulhar de seus camponeses". 
Segundo ele, "o final da II Guerra Mundial, já fez 64 anos. A grande maioria dos alemães atuais, nasceram após a guerra. Quase todo o povo alemão, não tem mais qualquer ligação direta com o Nacional Socialismo - nazismo - e seus crimes. No entanto, existe ainda alguma coisa como responsabilidade histórica. Ou seja, responsabilidade pele maior crime na história da humanidade - o Holocausto - que foi trabalho dos alemães." 
Weiss reconhece que uma parte da elite alemã não consegue lidar com o enorme fardo deste de carregar na testa o sinal de Caim. "Assim, buscam partilhar a culpa dos crimes cometidos pela sua nação no passado com outras nações." Para ele, o exemplo mais recente é justamente o artigo da revista "Spiegel", intitulado "Parceiros. Europeus ajudaram Hitler a matar os judeus". "Mas isso não tem nada de novo. A primeira tentativa alemã, ocorreu pouco depois do fim da guerra e aumentou na década de 80. Em seguida, um grupo de conhecidos historiadores alemães começou a escrever uma nova história, como Ernst Nolte, Andreas Hillgruber, Michael Stürmer Hitler e famoso biógrafo Joachim Fest. Weimar justificada. Hillgruber alegou que civis foram expostas a atos de vingança, que o massacre e as múltiplas violações de mulheres por soldados do Exército Vermelho. Tópicos relacionados como estes foram visto nos últimos livros de Günter Grass, que mais freqüentemente escreve sobre o sofrimento alemão."
Weiss não tem dúvidas que tudo isso afeta a identidade atual do alemão, sua mentalidade, sua memória e tem isto tem consequências políticas inquietantes. "Evidentemente, não quero culpar todos os alemães. Existem ainda muitos liberais, tais como Joschka Fischer, que está desenvolvendo uma posição muito boa em relação ao problema da culpa. Espero que outras pessoas possam pensar como ele, ainda que não sejam a maioria na Alemanha."
O semanário "Spiegel" escreveu que a Alemanha não estava sozinha naquela tragédia. E Weiss concorda que não estavam. Os colaboradores do nazismo estavam por toda a Europa e foram muito numerosos. Mas responsabilidade ainda continuava com os alemães. "Recordo que a maioria dos alemães votaram a favor do NSDAP, e 600 mil alemães e austríacos tomaram parte direta no Holocausto! Além disso, o povo alemão tirou grande proveito de pilhagem feita por Adolf Hitler nos países ocupados. Na Alemanha, desembararam móveis, pinturas e jóias fruto de roubo."
O ex-embaixador israelense na Polônia critica a "Spiegel", dizendo que infelizmente vê a questão defendida pela revista ao condenar os polacos católicos do campo, "pelo sentido tradicional da superioridade dos alemães e do desprezo que nutrem pelos polacos. No entanto, o polaco pode estar orgulhoso de seus camponeses! Eles eram bons, diligentes e pessoas cautelosas. Muitos deles estão entre os "Justos entre as Nações", museu em Israel. E não apenas Irena Sendlerowa e Władysław Bartoszewski, mas também muitos moradores de pequenas aldeias polacas. Eu conheço estas pessoas pessoalmente. Eu mesmo fui salvo por três famílias de Borysław. Estas pessoas têm uma justiça humana natural. A Alemanha, lembrar que, enquanto nós, os judeus fomos nada para eles, para os polacos nós eram parte do seu povo".

Eleições parlamentares europeias

O Presidente do PiS, Jarosław Kaczyński - Foto: Paweł Kula

A Polônia está em plena campanha para as eleições parlamentares europeias. No próximo dia 6 de junho deverão ser eleitos os representantes da Polônia no Parlamento Europeu. As maiores disputas devem ser entre o PiS do presidente da república Lech Kaczyński e seu irmão Jarosław, do PO do primeiro-ministro Donald Tusk e o SDL do ex-presidente Aleksander Kwaśniewski. Concorrem candidatos de 12 partidos políticos, inclusive a versão polaca do partido irlandês Libertas.
No sitio onet.pl wiadomości eurowybory é possível conhecer todos os partidos e seus candidatos...acesso no http://eurowybory.onet.pl/komitety.html
No exterior os consulados são responsáveis por organizar urnas para votação. Podem votar polacos em trânsito no exterior e estrangeiros que possuem também a cidadania polaca.
No Brasil, os consulados Brasília, São Paulo e Curitiba funcionarão das 8 as 20 horas (horário brasileiro - em função do fuso horário de 5 horas de diferença).
Em Curitiba, que atende os três Estados do Sul do Brasil, a movimentação deve ser maior. Para tanto, os votantes devem comparecer na Rua Agostinho Leão Junior, 234 bairro Alto da Glória, Curitiba – Paraná.
O Consulado Geral da Polônia de Curitiba informa que aqueles que desejarem votar terão que fazer seu registro com 5 dias de antecedência por email (cidadaniacuritiba@polonia.org.br) ou pelo fone (41) 3019-4662, fornecendo as seguintes informações:
Nome e sobrenome/ imię i nazwisko
Nome do pai/ imię ojca
Número PESEL
Data de nascimento/ data urodzenia
Número do passaporte válido/ numer WAŻNEGO paszportu
Endereço residencial/ adres zamieszkania
Mais informações no site: www.kurytybakg.polemb.net