terça-feira, 8 de julho de 2008

Faszerowana kapusta


o repolho faz parte da culinária polaca, desde "priscas" eras. O repolho azedo então, nem se fale. Na Polônia, ele é produzido em imensos barris de madeira e não se chama chucrutes, não! Seu nome é kapusta kwaszona (pronuncia-se capusta kvachona). Um receita bastante apreciada é esta de repolho com almôndegas. Nesta receita, entretanto, o repolho utilizado é fresco.

Ingredientes

- 1,5 kg de folhas grandes de repolho

- Folhas de louro

- pitada de pimenta do reino (1 grama)

- pitada de sal (8 gramas)

- 650 gramas de pernil de porco

- 280 gramas de carne de vaca

- 25 gramas de banha

- 120 gramas de cebola

- 2 pães velhos

- 1 ovo

Modo de fazer

Depois do repolho estar bem limpo, colocá-lo em água fervendo. Das folhas da cabeça, recortar o talo. Molhar na água um dos pães e expremê-lo. Moer o pão com a carne acrescentando os temperos, o ovo com a cebola rapidamente frita. Jamais adicionar cebola crua. Misturar e colocar uma porção deste ingrediente na folha de repolho previamente preparada, enrolando-a nos dois lados de fora para dentro. colocar firme na panela com os demais temperos e água. Tapar a panela e cozinha. Sirva com molho de tomates.

Praia de sol na Polônia


Foto: Ulisses Iarochinski

Quem estiver pensando em curtir um verão polaco na Praia, pode optar pelas praias de Świnoujście, na Pomerânia polaca. este prédios são novissímos a cem metros de uma praia do Báltico, completamente virgem. Os apartamentos podem ser alugados via internet no site www.baltichome.pl   Świnoujście fica quase na fronteira com a Alemanha, a cerca de duas horas de viagem de Berlim.