segunda-feira, 30 de março de 2009

Wałęsa cogita emigrar se não for defendido

Foto: Przemyslaw Skrzydlo

Lech Wałęsa anunciou que vai optar por não participar de cerimônias comemorativas da Polônia, enquanto o Estado não explicar definitivamente as acusações sobre suas "ligações" como agente do serviço secreto no período comunista - SB. Se não fizerem isto "vou entregar todos os prêmios, incluindo o Prêmio Nobel da Paz", afirma Wałęsa que não descarta inclusive deixar o país e emigrar.
"Por favor, Estado democrático, nomeie-se um promotor, ou alguém em nome do Estado que esclareça todas estas coisas. Estou, estou irritado com este país, pelo qual lutei pela liberdade, isto é a anarquia ", disse à jornalistas, nesta segunda-feira, Lech Wałęsa.
O motivo de tanta irritação é a mais nova tentativa da direita fascista que tomou conta do país de manchar o símbolo que o ex-eletricista representa na história recente da Polônia.Foi lançado o do livro biográfico "Lech Wałęsa. Ideia e história", de autoria do jovem de 24 anos de idade Paweł Zyzak. Nele, Zyzak, um recém-formado estudante, acusa o ex-líder do Solidariedade de ter sido agente do SB e de que em sua juventude teve um filho ilegítimo. O livro de Zyzak é baseado em sua tese de mestrado defendida no ano passado, e orientada pelo prof. Andrej Nowak, da Universidade Jagiellonski de Cracóvia e também Editor-Chefe da "Arcana", a editora cracoviana responsável pelo livro de Zyzak.
"Várias paranóias, tiram-me a autoridade perante todo o mundo. Escrever livros, defender teses de mestrado para virar livros, ou quaisquer outros diplomas até entendo, mas que os ataques perpetrados pelo IPN, sejam reutilizados, Não! O que é que há? O próximo arrogante vai me fazer assassino", comentou indignado Wałęsa.

Em seu blog, Wałęsa escreveu neste domingo que Zyzak utiliza-se em seu livro de "reflexões repugnates, barbarismos e calúnias". "Este rapaz faz referências ao livro "SB um Lech Wałęsa", que esses Slawomir Cenckiewicz e Piotr Gontarczyki escreveram como sendo um clássico. Tudo que está escrito neste livro é completamente inventado. Cenckiewicz até se baseou em fotocópias para algumas situações plausíveis, tal como um testemunho. Mas este rapaz inventou tudo," disse Wałęsa sobre o livro de Zyzak.
O ex-presidente da República da Polônia, acrescentou que não é capaz de ficar em silêncio diante desta publicação, "Liberdade de expressão para liberdade da palavra, mas isto já é uma anarquia, isto ultrapassa. Eu sou pela liberdade, mas tem que haver responsabilidade. Alguém me escreve que mijei na água benta no país naquele momento. Veja então, o senhor que me conhece, o que pessoas como esta me fazem, como se todos fossem crianças que acreditam? Eu tinha 14 anos, quando saí do campo, e ele (Zyzak) escreve lá, que eu refestalava-me cortando com o machado. Não minha gente!"
O ex-presidente afirmou que está limpo de todas as alegações que apontaram a ele como agente da polícia secreta comunista, e que portanto não irá participar de quaisquer reuniões e celebrações no aniversário da Polônia. Por esta razão, irá boicotar a conferência agendada para terça-feira, em Gdańsk, por ocasião do aniversário da "Mesa-Redonda".
"O tempo passa e eu não vou participar, porque é repugnante. Alguém tem escrito em nome do Estado, pois o IPN representa o Estado, então eu não posso fingir que não sou alguém. O Estado diz que eu era agente e eu não era, mesmo que um agente tenha se chamado agente Wałęsa, o Estado não me concede o direito a ter honra", afirmou o ex-presidente.
Em seguida, ofendido, disse que os prêmios que recebeu não pertencem só a ele, assim por razões de honra, "não me permito manter todas essas coisas que eu recebi, incluindo o Nobel", sublinhou.
Em seu blog, Wałęsa escreveu também que, como último recurso irá embora do país e isto não é apenas comportamento emotivo. "Se nada for resolvido, não gostaria de viver em uma sociedade desse tipo, onde assim sou percebido".

Gentileza de amigo

Luiz Solda, ou simplesmente Solda, ou ainda Soruda Sam é um dos artistas gráficos mais importes da América do Sul. Mantém um dos blogs mais visitados do Paraná - o Solda Cáustica, em http://cartunistasolda.blogspot.com/ , acessado por gente de todas as tribos. Deu no Solda, não precisa nem Gazeta nem Tribuna, a repercussão é certa.
No dia do aniversário de Curitiba, neste domingo, 29 de março, quando a terceira maior cidade polaca do mundo comemorou 316 anos de existência, Solda fez duas homenagens, entre tantas, que "massagearam" este coração num "paese lontano".
A primeira, logo ao abrir seu blog, Solda colocou um vídeo do polaco-curtibano poeta Paulo Lemiński (em idioma polaco o N tem acento agudo), onde este fala que todo aquele que se emociona com a leitura de um poema, sem nunca ter escrito um verso na vida, é poeta também.

A segunda homenagem foi me colocar numa de suas montagens aos curitibanos da cepa e da auto-adoção. Não é a primeira vez, que sou motivo destas gentilezas do cartunista, que tem um lugar reservado nos arquivos de minhas boas memórias de vida.

Solda foi o criador de vários cartazes de peças teatrais do guru do teatro paranaense - ator José Maria Santos. E isto já é suficiente para o ter carinhosamente como amigo.


P.S.: tradução para o idioma polaco, que infelizmente o "Google Translator" não consegue fazer:
Solda é lut em idioma polaco e cáustica é kaustyczny. A palavra Weld na verdade é o correspondente de Solda em alemão.

Brasil pode criar o Estado do Emigrante

O meu amigo Rui Martins, ex-colega de Rádio Nederland Wereldomroep, continua ativo no cantão suíço de Berna. Depois da bem sucedida campanha dos "brasileirinhos apátridas", que corrigiu um desleixo da Constituição de 1988, permitindo só agora que filhos de brasileiros nascidos no exterior sejam cidadãos brasileiros, sem ter que abrir processo aos 18 anos de idade para ver reconhecido o direito de ser brasileiro, foi escolhido entre tantos para a conferência que a Subsecretaria de Comunidades Brasileiras no Exterior, do Ministério das Relações Exteriores, vai promover em Brasília, no segundo semestre.
O encontro já denominado de "Conferência Brasileiros no Mundo", vai discutir a proposta do jornalista Rui Martins para criação do Estado do Emigrante, como uma entidade independente e laica, que se pretende seja a 28a. unidade da Federação, com direito a parlamentares que representem os quase 4 milhões de brasileiros espalhados em cinco continentes.
Proposta de emenda constitucional do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) nesse sentido já tramita no Congresso. Além do jornalista Rui Martins, que há 40 anos vive lá fora (28 deles na Suiça) e líder do movimento, uma professora que mora no Japão, Carmen Lúcia Tsuhako será a outra representante dos brasileiros do exterior.
Uma vez aceita a proposta de Martins, o Brasil estará seguindo o exemplo de outros países, como a França, que criou onze cargos de deputados a serem eleitos pelos emigrantes franceses. Portugal e Itália têm conselhos de emigrantes e também deputados.

"Porażka" polaca em Belfast

O frangueiro Artur Boruć - Foto: Kuba Atys

Depois da trágica derrota para a Irlanda do Norte, no sábado, pelas eliminatórias da Copa do Mundo 2010, pelo placar de 3 X 2, todos estão pedido a cabeça do treinador holandês Leo Beenhakker.
Jornalistas dos principais jornais esportivos do país opinam que já vai tarde a arrogância do holandês. Para Krzysztof Budka, chefe do "Przeglądu Sportowego", "Leo deveria pedir demissão. E isto já há muito tempo. Em primeiro lugar, depois do jogo fatal contra a Eslovênia, ou naquele contra a Ucrânia. Mas Beenhakker com certeza não vai desistir."Roman Hurkowski, do sítio Futbolnet.pl, "Beenhakker caiu um ano atrás, desde que em 26 de março perdemos em Cracóvia por 3X0 para os Estados Unidos. Deveria ter a honra de pedir demissão. Mas ele certamente não fará isto. Tenho esperança que na reunião desta terça-feira na federação o desliguem. Em seu lugar o presidente Lato deveria colocar Franciszek Smuda."
Mas existem um poucos que acreditam que o holandês é necessário como Michał Pol, do jornal "Gazeta Wyborcza", que entende que, "Leo deveria ficar até o fim das eliminatórias. Não tem sentido mudar o treinador, pois esta mudança deveria ter sido feita muito tempo atrás, não agora. Lembremos que um substituto de Leo deverá levar a seleção até a Euro 2012. Na Eurocopa a Polônia tem que fazer tudo para ser campeã."
Para o simples torcedor, a derrota de sábado doeu bastante, muitos nem assistiram à transmissão ao vivo, para evitar sofrimento. Para aqueles que ficaram às quase duas horas de transmissão desde a Irlanda do Norte, o que se viu foi uma equipe apática. Uma desconexão incrível entre os vários setores do campo. Krzynówek, o grande lutador do passado, não é nem sombra do que foi. Artur Boruć levou dois frangos imperdoáveis, o terceiro não se admite de alguém que se diz goleiro. Mas ele foi o elegido pelo holandês desde que Dudek (hoje reserva de Casillas, no Real Madrid), o então ídolo do futebol polaco tinha todos os holofotes sobre si. O treinador holandês com toda sua arrogância não podia consentir que alguém fosse mais importante que ele para a seleção polaca.
Além de uma tática completamente equivocada, ainda transformou um obscuro lateral-esquerdo brasileiro, na principal peça ofensiva da seleção. O, hoje, cidadão polaco Roger Guerreiro, tenta fazer as vezes de maestro do time, mas durante os mais de 90 minutos, fez apenas um lançamento de longa distância, que permitiu ao atacante Jelen fazer o único gol dos polacos. No restante, o "brasileiro de passaporte polaco" não fez mais que expirrar a bola, tentar usar a cabeça para passar a bola, quando o normal para qualquer perna-de-pau seria tentar com os pés... Aliás o jogo chama-se justamente football e não headball. Mas Roger não tem culpa de estar na seleção, nem de ter conseguido o passaporte polaco numa canetada do Presidente Lech Kaczyński, para desespero de milhares de descendentes polacos que esperam há anos ver reconhecido o sangue polaco que corre em suas veias de filho de imigrante polaco. A culpa de tudo é da arrogância holandesa do treinador. Que parece entender de tudo, menos de futebol.

Enfim, só não foi pior, porque o juiz apitou o fim da partida em Belfast. A Polônia tem sete pontos em cinco jogos. Os gols foram marcados por Warren Feeney para a Irlanda, seguido do empate de Ireneusz Jelen para a Polônia. Jonny Evans colocou a Irlanda do Norte em vantagem logo no início do segundo tempo e um gol contra do capitão polaco, Michael Zewlakow e um frango terrível de Artur Boruc completou os 3 X 1. Quando Marek Saganowski marcou de cabeça o segundo gol da Polônia já não havia mais tempo para nada. A não ser demitir o holandês, arrumar outro brasileiro e rezar para que Euzebiusz Smolarek e Paweł Brożek voltem a jogar. Senão os polacos vão assistir a Copa da África só com outras seleções.
P.S. Porażka - pronuncia-se pórachsca = derrota

Aberto o Festival Beethoven em Varsóvia

Abriu, ontem, em Varsóvia o 13º Festival de Páscoa Ludwig van Beethoven com a famosa violinista alemã Anne-Sophie Mutter. Na "Filharmonia Narodowej" (teatro da filarmônia nacional) zob a regência do maestro polaco Krzysztof Penderecki foi apresentado "uwertura Die Geschöpfe des Prometheus", concerto para violino e VII Simfonia.O Festival Beethoven que começou ontem vai até 10 de abril. Na programação constam concertos com músicas de Haendl, Haydn, Mendelssohn, Mozart e Beethoven. entre as orquestras que se apresentaram estão além da Sinfônica de Varsóvia, também a fantástica orquestra barroca da "Akademie für Alte Musik Berlin" e uma das mais antigas da Europa a "Orchestre Philharmonic de Monte Carlo".



No dia 5 de abril, a Polônia recebe pela primeira vez uma apresentação da Filarmônica de Monte Carlo, com a presença da princesa Caroline de Mônaco. A orquestra deve apresentar Franz Schubert e Feliks Mendelssohn.
No encerramento do festival, na sexta-feira santa, a "Akademie fur Alte Musik" de Berlin e o "Collegium Vocale Ghent" apresentarão "Brockespassion" de Haendl.
O Festival que se iniciou em 1997, em Cracóvia, desde o ano de 2004 acontece em Varsóvia sob a direção de Elżbieta Penderecka.