segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Muitos no escuro no Sul da Polônia


Sem energia acendem fogueiras de carvão - Foto: Mateusz Skwarczek

Muitas localidades e estradas da voivodia da Małopolska aparentam um panorama muito próximo a um cataclisma. 10.500 casas estão sem energia elétrica. Em muitas destas casas a energia se acabou há mais de 15 dias. Contudo, para 6 mil propriedades rurais a energia elétrica voltou neste fim de semana.
Com temperaturas entre 15 negativos e 2 negativos a situação para estas casas é gravíssima, pois não também o aquecimento ficou comprometido. Não houve até agora, felizmente, nenhum vítima fatal. Mas se a situação continuar, a previsão é trágica.
Na grande Cracóvia, que compreende várias localidades ao redor, 4 mil casas também estão sem energia elétrica. Os maiores problemas são nos ditritos de Jerzmanowice-Przeginia, Sułoszowa, Skała, Wielka Wieś.
Forte cerração e gelo causou descarrilhamento de um trem entre as cidades de Kalwaria Zebrzydowska a Wadowice (terra natal do Papa João Paulo II). Houve danos no sistema de esgotos e a água inundou a pista e logo congelou causando o acidente. Felizmente sem vítimas.