sexta-feira, 27 de junho de 2008

Minha origem está ligada a esta igreja

Foto: Ulisses Iarochinski
Nesta Igreja, do século XVI, foram batizados minha bisavó Anna Ognik-Filip, meu avô Bolesław e seus irmãos Józef, Wiktoria e Marianna. Também aqui minha bisavó se casou com meu bisavô Piotr Jarosiński. E foi desta cidade a 65 km de Lublin, no Leste da Polônia, chamada Wojcieszków, que estas seis pessoas partiram para o distante Brasil, em maio de 1911. Fixaram-se na cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, em julho de 1911.
A emoção de encontrar as minhas origens nesta localidade foi uma das maiores da minha vida. Já estive lá duas vezes e realmente senti que alguma coisa me liga a esta rua e a esta igreja.

Wałęsa: vão pros infernos

Foto: Bartek Sadowsk

O ex-presidente polaco Lech Wałęsa (pronuncia-se lérrrrhhh vaúensa) afirmou na Rádio Polônia 3, nesta quinta-feira, que não vai mais responder a nenhuma pergunta sobre o assunto dele ter ou não cooperado com os serviços de segurança do regime comunista da Polônia. "Querem-me, contudo, picar um pouco. Não existe modo. Infernizam-me, mas não me machucam e todos vocês, quarenta milhões, mas eles não me forçaram a reconhecer algo que é falso. Por nenhuma soma em dinheiro." Wałęsa garantiu que nunca serviu nenhum lado e nunca cooperou com a polícia secreta. "Ninguém me derrotará deste modo. E o que eu joguei - nem tudo de minha luta foi só inferno e vitórias - isto sim, é verdade. Assinei documentos, sim, isto é verdade. Mas nunca cooperei, apenas agi como todos naquela época. Assim é a verdade, mas vocês não querem acreditar nesta verdade".
Para finalizar, o ex-líder do Solidariedade, disse que esta foi sua última entrevista sobre este assunto e praguejou: "Agora(...) vão pros infernos. Não vou responder mais nenhuma pergunta sobre isto. Perguntem-me outras coisas, pois tenho muito de interessante para dizer." Ainda teve tempo para ironizar: "façam o que quiserem. Querem que eu tenha sido agente, ótimo, fiquem felizes, fui. Um agente que derrubou o comunismo, que lhes deu a mão, e vocês nada neste sentido fizeram. Dêem salvas ao agente!"