Foto: Michał Łepecki |
A polícia deteve um casal de israelenses que tentaram contrabandear lembranças de polacos assassinados no campo de concentração e extermínio alemão nazista de Auschwitz, na cidade de Oświencin, na Polônia.
O incidente ocorreu, ontem, sábado, em torno das 13:00 horas no aeroporto internacional de Balice, proximidades de Cracóvia. Guardas de fronteira detiveram, por amostragem, para controle de rotina um casal em Israel. Ele um homem de 60 anos e sua mulher de 57 anos de idade, que estavam retornando à Israel depois de estada na Polônia.
Durante o controle, os agentes notaram na bagagem objetos antigos, como tesouras, facas, rolhas de garrafa de porcelana. Um total de nove peças. "Eles tentaram explicar que as coisas tinham sido encontradas no campo de concentração e quiseram levá-las para Israel", disse Dariusz Nowak da polícia da Voivodia (Estado) da Małopolska.
A policia os levou até Auschwitz e ordenou que indicasse o local onde tinham encontrado os objetos. Como indicaram uma loja de souvenirs, local onde tais objetos não são comercializados, foi-lhes dado finalmente voz de prisão. "A acusação para este tipo de roubo, ou seja, de bens com especial importância para a cultura, é considerada infração punível com até 10 anos de prisão", acrescentou Nowak.