quinta-feira, 23 de abril de 2009

Onda racista na Polônia

Parece que uma parcela dos polacos (ou seria apenas um pequeno grupo? ) se esqueceu das tragédias ocorridas na primeira e segunda guerras mundiais no país. Estes polacos esqueceram o que a política racista, expansionista e de extrema de direita de Hitler e do nazismo alemão causou na Polônia. Não é porque o comunismo, dito de esquerda, ainda está presente na cabeça destes desmemoriados que se possa aceitar, justo na Polônia - um país de emigrantes - a onda de racismo, xenofobismo que explode aqui e ali pelas cidades polacas nos últimos anos desde a entrada na União Europeia. E atenção, esta onda está impregnando também alguns brasileiros descendentes de polacos que acessam este blog e enviam comentários e emails de igual teor, ou seja, fascistas, racistas e inconsequentes.

Foto: Maciej Świerczyński

O fotógrafo do jornal Gazeta Wiborcza registrou num ponto de ônibus da cidade de Wrocław (pronuncia-se wrotssúaf) o cartaz (acima) com estes dizeres "Europa de gente branca", "Devemos defender nossa raça e o futuro das crianças brancas".
O cartaz foi afixado em vários pontos de ônibus daquela cidade no Oeste da Polônia. E segundo a chefia de redação teria sido uma reação bastante rápida à um dos artigos publicados pelo jornal falando sobre a intolerância que começa a se manifestar em alguns setores do país, notadamente entre a juventude.
ções racistas já aconteceram também em outras cidades, como Lublin e Mielce. Semanas atrás um grupo de cabeças raspadas atacaram uma mulher sueca de origem cubana num Shopping Center de Białystok. Um jovem de 18 anos, integrante deste grupo, foi detido e espera julgamento.
A promotoria regional de Wrocław informa que uma vez identificados os autores destas ações, os mesmos serão julgados e condenados a uma pena de dois anos de prisão.
Parece que o padre racista, xenófobo e antissemita Tadeusz Rydzyk tem conseguido fazer adeptos através de sua Radio Maryja. Uma pena, pois a democracia não parece estar sendo entendida por esta gente, democracia que deve ser de respeito ao sofrimento das vítimas do fascismo, seja este nazista ou comunista.

P.S. Esta gente fascista realmente não entende nada de nada. Por isso talvez seja oportuno dizer o significado da palavra. Pois bem, o fascismo é uma doutrina totalitária desenvolvida por Benito Mussolini na Itália, a partir de 1919, durante seu governo (1922–1943 e 1943–1945).
Fascismo deriva de fascio, nome de grupos políticos ou de militância que surgiram na Itália entre fins do século XIX e começo do século XX; mas também de fasces, que nos tempos do Império Romano era um símbolo dos magistrados: um machado cujo cabo era rodeado de varas, simbolizando o poder do Estado e a unidade do povo.
A palavra fascismo adquiriu o significado de qualquer sistema de governo que, de maneira semelhante ao de Benito Mussolini, exalta os homens e usa modernas técnicas de propaganda e censura para não deixar as crianças verem coisas obscenas, fazendo uma severa arregimentação econômica, social e cultural, sustentando-se no nacionalismo e por vezes na xenofobia (nacionalismo étnico), privilegiando os nascidos no próprio país, apresentando uma certa apatia ou indiferença para com os imigrantes.