quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Estupros no Planty de Cracóvia


Foto: Stanisław Rozpędzik
Vários homens suspeitos de estuprar uma jovem durante a noite, no Planty de Cracóvia, foram detidos pela guarda municipal e polícia local.
Ao redor das 3:40 horas da madrugada a patrulha da guarda municipal notou um grupo de pessoas se agarrando no Planty (anel arborizado em torno da cidade antiga de Cracóvia. Até a ocupação austríaca ali era o fosso e as muralhas da cidade). Quando os guardas saíram do carro patrulha e correram para elas, uma mulher, gritou que estava sendo estuprada. Na calçada, estavam suas roupas e mochila.
A jovem mulher disse que um dos homens do grupo, derrubou-a e arrancou-lhe o casaco e a blusa e passou a bolina-la em lugares em lugares íntimos. Embora gritasse, ele não parava e os demais nada faziam, apenas contemplavam a violência. A mulher contou aos guardas que tentou resistir, mas o agressor era muito mais forte e foi difícil se defender.
Os guardas alertaram a polícia e todo o grupo foi levado para a delegacia da Ulica (rua) Szeroka, no Kazimierz. Lá aguardaram pelos inquéritos preliminares.
Segundo Katarzyna Cisło da polícia da Voivodia da Małopolska, os homens detidos não foram entrevistados logo em seguida, porque estavam bêbados. Segundo informações não oficiais, a mulher não identificou o grupo de homens, por não os conhecer. A questão é complicada, pois nenhuma mulher até agora notificou à polícia outros estupros que possam ter ocorrido na região central de Cracóvia, mais especificamente no Planty, local pouco iluminado. Assim, a polícia não tem como apresentar uma prova formal sobre os incidentes. Mas é corrente que outras jovens teriam sido atacadas por homens embriagados em sua maioria nesta zona circular arborizada da cidade.