terça-feira, 19 de agosto de 2008

Condoleezza na Polônia


A Secretária de Estado dos Estados Unidos Condoleezza Rice chega a Polônia nesta terça-feira, procedente de Bruxelas, onde esteve reunida com a reunião de ministros da OTAN= Aliança do Atlântico Norte.
Ainda esta noite, ela janta com o ministro das relações exteriores Radosław Sikorski. Amanhã ela deverá assinar os termos finais do acordo para a construção da base anti-mísseis Patriot em solo polaco. Estão previstos encontros tanto com o presidente da República, Lech Kaczyński, quanto com o primeiro-ministro, Donald Tusk.
O local para sediar a base norte-americana já foi escolhido. Será em Redzikowo, no Norte do país, região litorânea.
O acordo que foi ultimado na última semana, desagradou profundamente Moscou. Porta-vozes do governo russo desmentiu que o propósito de George W. Bush com este escudo anti-aéreo seja para se defender de um possível ataque iraniano. Para os funcionários de Putin, esta base tem como objetivo se defender de um ataque que nunca acontecerá, ou seja, da Rússia. Parece que a mentira não é previlégio de nenhum dos dois lados.

Chineses constróem pela metade do preço

Estação Ratusz Arsenał em Varsóvia. Foto: Danuta Matloch

"Os chineses estão muito interessados em investir na construção dos ramais de metrô para a Euro2012 na Polônia. Garantem que faz pela metade do preço de mercado." A afirmação é do ministro dos esportes da Polônia, Mirosław Drzewiecki.
No último dia 30 de julho, a prefeitura de Varsóvia não aceitou os altos custos propostos para a construção da segunda linha de metrô da capital polaca. As empresas que apresentaram proposta orçaram a obra em 2,8 milhões de złotych aproximadamente. a conversa do ministro dos esportes polacos aconteceu esta semana em Pequim com o grande consórcio, que construiu todas as instalações exigidas pelo Comitê Olímpico Internacional como vila olímpica, estádios, aeroportos, auto-estradas e etc.