quarta-feira, 22 de junho de 2022

Lwów protegendo seus bens culturais

                                Lwów no século XV - quadro de de Georg Braun e Frans Hogenberg - 1625 

Como a antiga cidade polaca do Leste está tentando salvar o passado para preservar o futuro. Lwów está protegendo seu patrimônio cultural inestimável de forma decidida.

A cidade dos Leões está cuidando de seus monumentos culturais da agressão russa. Desde que a invasão russa começou na Ucrânia há meses, e os ocupantes russos estão bombardeando cidades e vilarejos ucranianos, para não mencionar os museus ucranianos, as autoridades de Lwów decidiram salvar os inestimáveis monumentos da cidade de serem completamente destruídos.

Foto: Halina Tereshchuk

O bairro armênio de Lwów é um dos mais antigos da região. A catedral armênia dos séculos 14/15 é um monumento inestimável da cultura oriental na Europa. Seus afrescos e vitrais foram restaurados e outras reformas estavam em andamento antes do início da invasão. Hoje, a equipe do museu e os restauradores enfrentam a tarefa de proteger esses tesouros culturais da agressão russa.

No pátio armênio, uma capela de madeira esculpida foi envolta em material especial. No seu interior encontra-se o altar mais antigo não só de Lwów, mas de toda a Ucrânia. Ele é composto por três figuras – Cristo crucificado, a Virgem Maria e Maria Madalena - todas montadas num encosto de madeira. O Cristo foi esculpido no século 15, e as outras duas esculturas datam do século 18. Restauradores já desmontaram o altar e encobriram as figuras.

Pátio armênio protegido de tiros. Foto: Halina Tereshchuk

Enquanto o mundo pondera se deve fechar os céus sobre a Ucrânia, Lwów está encobrindo monumentos do patrimônio mundial, de acordo com Lilia Onyshchenko-Shvets, diretora de Preservação do Ambiente Histórico da Câmara Municipal de Lwów, o velho centro histórico da cidade, uma área central de quase 150 hectares, foi adicionado à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1998.

“Os monumentos aqui datam dos séculos 13 a 20 e representam edifícios de vários períodos, estilos arquitetônicos e a mistura de nacionalidades residentes de Lwów ao longo da história, particularmente armênios, alemães, polacos (católicos e protestantes), polacos de origem judaica e rutenos".diz Lilia Onyshchenko-Shyets, e completa, “Atualmente, estamos protegendo o patrimônio do mundo, não apenas a Ucrânia, mas não podemos ter certeza de que o patrimônio mundial será suficiente para deter o inimigo”.

A Catedral Latina em Lwów protegida de tiros. Foto: Halina Tereshchuk

Nestes tempos de adversidade, Lwów também está tentando salvar centenas de vitrais, cobrindo-os com telas de proteção, alguns estão até sendo derrubados.

A cidade também está garantindo a sobrevivência de preciosas esculturas e grupos escultóricos. Operários cobriram as estátuas de Diana, Netuno, Anfitrite e Adonis que enfeitaram as bacias octogonais das fontes do mercado por três séculos. Os monumentos foram envoltos em tecido à prova de fogo, fibra de vidro e uma película especial, depois cobertos com sacolas feitas sob medida. Onyshchenko-Shyets observa que isso não salvará uma estátua de um ataque direto de mísseis, mas poderia impedir que fortes ondas de choque quebrassem uma escultura em pedacinhos.

Ao lado dessas esculturas famosas fica a Basílica da Assunção da Virgem Maria, dos séculos 14 a 18, também conhecida como a Catedral Latina. Todas as esculturas dos apóstolos ao redor da igreja já foram protegidas e o grupo escultórico do século 17 "A Sepultura do Senhor" foi coberto. Sua figura de Cristo deitado em seu túmulo foi removida durante os tempos da União Soviética e só foi restaurada em seu lugar em meados da década de 1990.

Uma escultura de um Apóstolo da Catedral Latina em Lwów, protegido de bombardeios,
Foto: Halina Tereshchuk

Todo o complexo da Catedral de São Jorge está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO: a Catedral de São Jorge, o Palácio Metropolitano, o campanário, as casas capitulares e o jardim. Alguns de seus elementos arquitetônicos já receberam coberturas de proteção, mas as obras continuam.

No momento em que a Rússia invadiu a Ucrânia, funcionários de museus, galerias e bibliotecas de Lwów começaram a transferir obras de arte e artefatos para armazenamento seguro. Exposições do Museu Nacional na cidade também foram escondidas, deixando suas paredes vazias. Aliás, a coleção do museu conta com quase 200.000 exposições.

Roman Zilinko, pesquisador do Museu Nacional, descreveu como eles trabalharam dia e noite para remover exposições durante os primeiros dias da guerra. Ele explicou:

"Durante as duas últimas semanas desmontamos, empacotamos e guardamos todas as nossas exposições, deixando o museu praticamente nu. Possíveis riscos para os locais onde tesouros inestimáveis estão sendo armazenados também foram avaliados. As obras de arte devem ser embaladas, o que começamos a embalar assim que as explosões foram ouvidas perto de Lwów. Muito poucas das esculturas da cidade foram escaneadas e digitalizadas. No que diz respeito aos museus ucranianos, embora essa guerra já esteja acontecendo há oito anos, os funcionários do museu foram deixados sozinhos para lidar com tudo. Vários cofres e instalações deveriam ter sido preparados para situações extremas como uma guerra, mas não foram. Estamos simplesmente desmaiando de exaustão."

Todas as paredes dos museus de Lwów foram esvaziadas nas últimas semanas e todas as suas portas estão sendo fechadas neste período de invasão russa.

A Cidade dos Leões possui mais de 2.500 monumentos históricos e arquitetônicos no total. A antiga cidade polaca de Lwów espera que sua herança cultural de séculos passados seja poupada.

Click no link para o youtube para assistir a entrevista:


Autor: Halyna Tereshchuk
(Correspondente do Serviço Ucraniano da RFE/RL. Formada na Franko National University em Lwów, trabalhou como jornalista em jornais e emissoras de TV por muitos anos. Ela se juntou à Radio Liberty em 2000.)

Tradutor: Ulisses iarochinski