quarta-feira, 20 de abril de 2011

Preparativos para a 10ª. Polfest de Guarani das Missões



Vestidos foram produzidos por Marlei Dorneles, o modelo remete aos trajes usados pela nobreza polaca da Idade Média.
Há menos de dois meses para o ínicio da maior festa polaca dos países do MERCOSUL, os preparativos para a 10° POLFEST INTERNACIONAL estão a todo o vapor. São contatos, orçamentos, confecções de artesanato, obras de reparação, comercialização de espaços internos e externos, bailes, grupos folclórico, entre outros. Além disso, desde a escolha das Soberanas do Evento, a comissão social tem trabalhado na elaboração dos trajes das representantes, as quais tem a importante função de divulgar a 10° edição do evento, nacional e internacionalmente.
As princesas Karine Kotlewski e Patrícia Rolland, da mesma forma que a rainha Patrícia Gurski conheceram o traje de gala no inicio do mês de abril, quando os mesmos foram concluídos. As Soberanas vestem vestido longo, o qual, conforme a presidente, da Comissão Social da 10° Polfet, Joseane Nascimento, tem por base o modelo dos trajes utilizados na Polônia e Lituania pela nobreza, em meados do século XVII, na Idade Média.
O modelo dos vestidos chama-se "Strój Szlachci". O termo polaco "Szlachta", de acordo com Joseane, designava as "classes gentis" ou a "classe nobre". Abrangia ideia de nobreza de sangue: "um nobre específico era chamado um - szlachcic - uma nobre - szlachcianka -", explica a preseidente da Comissão Social.
Todo o desenho foi feito com base em pesquisa cultural. Joseane ressalta a beleza e os cuidados na confecção dos vestidos: "Os vestidos longos são distinguidos pela beleza dos trajes inteiramente por exatidão, com mangas, pregueado na cintura e detalhes finalizado em renda ou pele de carneiro. Costurado com lençóis e tecidos leves para o verão, mas também de seda, cetim, veludo e tecido de ouro, acolchoados com botões decorativos, para o inverno. Era de uso comum o manto,sobre os vestidos", comenta.
A escolha dos calçados também retrata a cultura de uma época remota. Joseane explica que na época, os sapatos em couro eram apenas da nobreza, "os mais pobres usavam sapatos na cor preta, os ricos podiam comprar na cor vermelha ou dourada", explicou. Além dos vestidos, as soberanas usarão uma capa, sendo a da rainha, bordada com a Águia Branca, tradicional símbolo polaco.
Os vestidos são de um tecido denominado de "Brocado", encontrado na fábrica Italitex, São Paulo. A confecção dos mesmos foi realizada por Marlei Dorneles em seu ateliê localizado em Guarani das Missões. Já a aplicação/bordado foi feita por Helena Hamerski, também em Guarani.

10° POLFEST
Nesta edição, a POLFEST irá comemorar os "120 Anos da Imigração e Colonização Polaca e Sueca na Colônia Guarani". Assim, a programação será incrementada com manifestações culturais da cultura sueca.
Conforme o presidente da 10° Polfest, Moisés Marczewski, o evento contará com a exposição de artesanato polaco, exposição gastronômica, grupos folclóricos e religiosidade. Além disso será realizada a 1ª Maratona Imigrante, o 2° Encontro Show de Bandonistas e Violinistas, Escolha do Par Polskie Dzieci, Casamento Típico Polaco, e, o 2° Festival do "Pierogi" (prato da culinária polaca). Palestras, oficinas de artesanato e bailes também fazem parte da programação.
O evento acontece entre os dias 26 a 29 de maio, no Parque Municipal de Eventos Clemente Vicente Binkowski. De acordo com Moisés, é esperado um público maior que das edições anteriores, superando o número de 35 mil pessoas, visitantes e turistas do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Polônia e Suécia.

Foto: Vick Almeida
Fonte/Crédito: Moisés Marczewski