segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Zakopane prepara cerimônia e ópera

Foto: Tomasz Wiech
Durante a beatificação do Papa João Paulo II, no dia primeiro de maio próximo, os montanheses polacos vão se reunir no estádio Wielka Krokwia (Grande Viga) em Zakopane. No local, serão instalados grandes telões para mostrar a transmissão da cerimônia desde o Vaticano.
Segundo o vice-prefeito de Zakopane, Wojciech Solik, "a cerimônia no estádio, é o mesmo lugar onde, em 1997, os "góralów" (montanheses), prestaram homenagem ao mais conhecido montanhês polaco de todos os tempos, o Santo Padre"
Em junho de 1997, o estádio Wielka Krokwia, foi uma parada memorável da peregrinação do Papa à sua terra natal, as montanhas do Sul da Polônia. Ali, naquele estádio, João Paulo II, recebeu um tributo memorável da região Podhale: "Filho da Montanha, o maior da família dos polacos". O pavilhão construído recentemente no estádio também vai abrir uma exposição dedicada ao Papa. 
A prefeitura da cidade sabe que embora estejam sendo organizadas várias Peregrinações à cerimônia de beatificação pelas numerosas paróquias do Sul da Polônia, incluindo o santuário em Ludźmierz, muitos vão permanecer na cidade, porque já está sendo impossível conseguir ônibus de fretamento no país. Nas regiões mais próximas da Alemanha, os polacos estão fretando ônibus alemães para dar atendimento aos milhares de peregrinos que buscam estar presentes na Piazza San Pietro, no Vaticano.
Por ocasião da beatificação papal, os montanheses deverão apresentar uma ópera. A obra deverá conter quatros atos  e encenada por montanheses de Zakopane, Nowy Targ, Tatrańska Bukowina, Ludźmierz, Kościelisko e Poronina.