terça-feira, 20 de abril de 2010

Polônia: 22 enterros hoje


Władysław Stasiak será enterrado no Cemitério Militar e Jerzy Szmajdziński em Wilanów, em Varsóvia. Enquanto Zbigniew Wassermann será enterrado no cemitério paroquial de Bielany, em Cracóvia. Antes acontece missa de corpo presente na igreja Mariacka.
Hoje terça-feira, acontecem 21 funerais de 22 das vítimas do desastre no avião presidencial. Às 9:00 horas, no cemitério na Catedral Militar, foi celebrada missa em intenção de Mariusz Kazany, diretor do Protocolo Diplomático do Ministério das Relações Exteriores. Após a missa o caixão foi levado para o cemitério na Aleja (avenida) Zasłużonych. "Até ao final ele serviu ao presidente.", disse no funeral de Marius Kazany, o ministro das Relações Exteriores, Radosław Sikorski.
O funeral do Chefe de Gabinete do Presidente da Polônia, Władysław Stasiak teve início às 10:00 com Missa de sufrágio liderada pelo arcebispo Kazimierz Nycz, na igreja de Santa Ana. O enterro ocorreu às 13:00 horas no cemitério dos Militares.
O funeral do deputado Jerzy Szmajdziński, vice-presidente da Càmara dos Deputados, foi velado na catedral militar e enterrado às 14:00 no Cemitério Wilanów.
O funeral do Padre Józef Jońca, que foi presidente da Associação Paroquial teve início com a missa no Santuário de Nossa Senhora dos Professores e Juventude em Siekierka e foi presidida pelo Cardeal primaz da Polônia, Józef Glemp. O sepultamento aconteceu às 16:00 horas na cripta do Templo da Divina Providência.
O funeral de Tomasz Merta, vice-ministro da cultura e do patrimônio nacional começou às 11:00 horas com missa na igreja Santa Cruz, em seguida, o enterro foi realizado no cemitério paroquial da igreja paroquial Santa Sofia, em Varsóvia.
O enterro de Katarzyna Doraczyńska, diretora-adjunta do gabinete presidencial começará com missa na igreja Santo Alberto, em Varsóvia, seguido de funeral no Cemitério Brodno.
O funeral do general Francisco Gągor, Chefe das forças armadas começou na Catedral do Exército, em seguida, o caixão com o corpo do general Gągor será transportado para a sede do Comando Geral Estado-Maior, onde será enterrado.
O funeral de Bożena Mamontowicz-Łojek começará com missa às 14:00 na igreja de São Carlos Borromeo, em Varsóvia. O funeral será realizado no Cemitério da igreja.
Às 15:00 horas começará o funeral do oficial Paweł Janeczek, no Cemitério Comunal Militar
Às 16:00 horal será o funeral do Padre Andrzej Kwasnik - Capelão da Associação das Famílias Vítimas de Katyń, na cripta do templo da Divina Providência. Já o funeral do Padre Zdzisław Krul, capelão das Famílias Vítimas de Katyń, seção Varsóvia, será às 17 horas, no mesmo templo da Divina Providência.
O funeral do PhD. médico Wojciech Lubin começará com missa às 16:30 horas, na Catedral do Exército. O enterro às 20:00 horas será realizado no cemitério militar.
O funeral de Barbara Mamiński, diretora do Instituto de Recursos Humanos do Gabinete presidencial será às 17:00 horas. Após a cerimônia o enterro será no cemitério Militar
Em Białystok será enterrada a aeromoça Justyna Moniuszko, após a missa na igreja de São Maximilian Kolbe, no cemitério da cidade.
O funeral de Krzysztof Putra, vice-presidente do Sejm - Câmara dos Deputados comecará às 14:00 horas com missa na Igreja Basílica Metropolitana Assunção da Virgem Maria em Białystok. Seguido de enterro no cemitério de São Roque.
O funeral do intérprete presidencial Aleksander Fedorowicz começa com missa às 12:00 horas na igreja dos Santos Mártires Irmãos Polacos. Em seguida, o cortejo fúnebre atravessará as ruas Popieluszko, Lomza, Szpital, Bełzy até cemitério Toruńska.
Em Częstochowa, será enterrado o procurador da Justiça, Dr. Janusz Kochanowski. Inicialmente missa às 12:00 horas na Capela de Nossa Senhora de Jasna Góra (somente com a família, autoridades e convidados). Às 14:00 será enterrado no jazigo da família, no cemitério das muletas.
Em Kalwaria, pela manhã, realizou-se o enterro de Agnieszka Pogródki-Węcławek, funcionária do Exército, no cemitério paroquial.
Em Gorzów Wielkopolski será realizado o sepultamento de Anna Borowski, Vice-Presidente das Famílias Vítimas de Katyń, seção Gorzów Wielkopolski, junto com seu neto Bartosz Borowski. O funeral terá lugar no cemitério municipal.
Em Mielec será realizado o funeral de Leszek Deptuły, com missa às 15:00 horas na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, seguido do sepultamento no cemitério municipal.

Mais dois corpos em Cracóvia


Ontem, segunda-feira, à noite, em Cracóvia, chegaram os restos mortais de duas vítimas do acidente do avião presidencial. Janusz Kurtyka, presidente do IPN - Instituto da Memória Nacional e a membro da Associação das Famílias das vítimas de Katyn, Eva Bąkowska. O presidente do IPN foi deverá ser enterrado na cripta da igreja de São Pedro e Paulo, na ulica (rua) Grodzka. Esta igreja forma parte do Panteão Nacional e seguindo a tradição os mortos são enterrados nas criptas de pedra.
A permissão para o sepultamento na cripta da igreja de Kurtyka foi dada pelo cardeal Dziwisz. Mas a decisão final sobre este assunto ainda não foi tomada, pois isto depende de um Conselho de 9 membros do Panteão Nacional. Outro local proposto é o cemitério no Salwator. O enterro do professor de história, Janusz Kurtyka está marcado para às 13 horas de sexta-feira. Os caixões com os restos mortais estarão sendo velados até a hora do enterro na Igreja da rua Grodzka. A família de Ewa Bąkowska ainda não decidiu quando e onde ela será enterrada.