terça-feira, 2 de setembro de 2008

Obra recuperada - 1

Quadro de Adriaen Brouwer
O quadro “camponeses fumando cachimbo em uma taverna” de Adriaen Brouwer (óleo em lâmina de cobre, de 17,5 X 22,9 cm, assinado com um monograma) foi adquirido pelo Museu Nacional de Varsóvia em 1933, em Viena, da coleção do doutor Max Strauss. Em 1938 foi publicado no catálogo da Galeria de Pintura Estrangeira de J. Starzyński e M. Walicki.
Roubado pelos alemão-nazistas em 1939 apareceu em 1940 no catálogo de obras “protegidas” pelos ocupantes nazistas em terras polacas (Sichergestellte Kunstwerke, Breslau 1940).
Anos depois, em 1997, aparece na Casa de Antiguidades Christie de Londres. Tinha sido comprada por Johnny Van Haeften, conhecido antiquário da capital inglesa. Este não havia dado conta da origem do quadro e logo o vende. Algum tempo depois descobre a história do quadro e decide comprá-lo novamente para devolvê-lo ao Museu de Varsóvia.
Convidado junto com sua família a vir a Polônia, Van Haeften entregou a obra ao então diretor do museu, Ferdynand Ruszczyc, em 21 de fevereiro de 2002, em uma cerimônia oficial, celebrada no Ministério de Relações Exteriores. Como prova de consideração e reconhecimento o antiquário londrino foi condecorado nesse mesmo dia com a Cruz de Cavaleiro da Ordem do Mérito da República da Polônia. Este quadro é o único do célebre pintor flamengo nas coleções polacas reconhecidas e confirmadas oficialmente. O Museu Nacional de Varsóvia para recuperar tão importante obra contou com a ajuda de Fred G. Meijer do Rijksbureau voor Kunsthistorische Dokumentatie de Haia, na Holanda. 

Vitória da Rússia na Cúpula Européia


Javier Solana, Bernard Koochner, Nicolas Sarkozy e José Manuel Barroso na cúpula sobre UE-Rússia e Geórgia.  
Foto: Yves Herman - Reuters

A imprensa russa comemorou a decisão da União Européia, ontem em Bruxelas, de adiar até 15 de setembro qualquer ação contra a Rússia, como uma vitória.  Os jornais "Rossijskaja Gazieta" e "Kommiersant" foram ufanistas ao comentar que na questão Rússia-Geórgia não restou outra alternativa aos países europeus senão reconhecer os esforços russos na região.  Este último jornal, por exemplo escreveu que "foi uma vitória da diplomacia russa."
Os demais como o "Wiedomosti" diz que a resolução dos mandatários europeus foi "suave e cuidadosa", mas que a "crise apenas começou".   E o tablóide 'Twój the Dien'' escreveu que "a Europa ainda espera pelo nosso petróleo e gás e não se submeteu a histeria de Kaczyński e Brown".