domingo, 2 de dezembro de 2007

Catarinas e polacos

Dante Mendonça [28/11/2007] Publicado no jornal "O Estado do Paraná".

Passei o início da semana em Florianópolis para o lançamento do livro A Banda Polaca- O Humor do Imigrante no Brasil Meridional. Fomos mostrar aos catarinas o que é que a polaca tem. Levei na bagagem uma nova receita de pierogi e alguns chistes na algibeira.Florianópolis é ancoradouro do humor do Sul do Brasil. Ali gaúchos, catarinas e paranaenses contam piadas de uns e outros. Dizem os gaúchos que Floripa é o balneário ideal para ficar milionário.

- Tchê, aqui nessa ilha da magia você entra bilionário e sai milionário!

Já os catarinas conhecem como ninguém os vizinhos ao Sul. Dizem os manezinhos que os gaúchos são bons em literatura, na política, são craques no rádio e televisão, Elis Regina é eterna musa da música popular brasileira, porém... porém só não sabem fazer três coisas: assar churrasco, fazer chimarrão e montar a cavalo. Contam também os catarinas que um alemão e um italiano estavam numa praça de Guarapuava discutindo qual seria a parte da frente de uma árvore.

A discussão ia longe, quando o polaco entra na conversa.

- Eu sabendo qual sendo parte da frente de uma árvore!

- Então conta, Stanislaw!

O polaco dá uma vistoria no tronco e resolve a questão.

- Ontem de noitinha ieu passando aqui nessa árvore e fazendo xixi bem atrás dela. Bem aqui! Ieu tendo certeza: parte da frente da árvore sendo em esta aqui!

****

Para saudar o estômago da colônia polaca de Floripa, que é grande, levei comigo a receita do “Pierogi com pinhão” do paranaense de coração polaco Otacílio Drutchaiki, cantor da banda Coração Nativo, e que me foi enviada pelo jornalista Ulisses Iarochinski, que faz doutorado de História na Polônia.

****

E "passei" a receita do “Pierogi de pinhão”, assim como passei para Nazareno Amgulski, o líder da etnia polaca em Santa Catarina.

Sorteados os grupos da Euro2008

Grupo A Grupo B Grupo C Grupo D
Suíça Áustria França Grécia
Portugal Polônia Holanda Rússia
Turquia Alemanha Romênia Espanha
Rep. Tcheca Croacia Itália Suécia

Estes são os grupos sorteados, hoje de manhã, em Luzerna, na Suíça, pela UEFA, para a Euro-2008 Copa Européia de Seleções de Futebol, que será realizada em junho do ano que vem na Áustria e Suíça. A Polônia, apesar de ter seus primeiros jogos no país vizinho, caiu talvez no grupo mais dificil, pois Alemanha e Croácia são duas das equipes mais fortes da Europa atualmente e a Áustria vai jogar em casa. Já Portugal terá a seu favor a grande colônia portuguesa de Genebra (uma das maiores comunidades lusitanas em todo o mundo) e mesmo que a Suíça seja anfitriã é uma equipe fraca. O adversário direto pela liderança do grupo deverá ser a Tcheca. Os tchecos abrem a Copa contra a Suíça, dia 7 de junho na Basiléia. A final vai ser em Viena, no dia 29 de junho.

Tributo a Rubinstein





Uma exposição sobre a vida e o trabalho do lendário pianista polaco Artur Rubinstein está aberta a visitação pública no Conservatório de Música de Strasbourg, na França - sede do Parlamento Europeu. São fotografias e documentos da longa carreira do artista, desde sua infância em Łódż, passando por suas intensas viagens ao redor do mundo até o fim de sua vida nos Estados Unidos. A exposição é comemorativa aos 120 anos de nascimento de Rubinstein, que morreu aos 95 anos de idade, em 1982, em Genebra, na Suíça.

Vendedores do "Sapo de Ouro"

Foto: Marian Zubrzycki
O câmera polaco Janusz Kamiński conquistou o "Sapo de Ouro", pela fotografia do filme "Motyl i skafander" dirigido por Juliana Schnabla, no 15° Festival da Fotografia Cinematográfica de Arte de Autor - Plus Camerimage 2007, que se encerrou ontem em Łódż (uudji).Kamiński, conhecido operador de Câmera e diretor há muitos anos trabalha com Steven Spielberg. Já foi duas vezes ganhador do Oscar de Hollywood pela fotografia dos filmes "Lista de Schindler" e "Soldado Ryan". O "Sapo de Prata" foi para o cinegrafista Bruno Delbonnel pela fotografia do filme "Across the Universe", e o "Sapo de Bronze" para o autor do filme "I'm Not There" do Norte-americano Edward Lachman.
Este ano o júri internacional do concurso sob a presidência do diretor e produtor Brett Ratner julgou 15 filmes, sendo dois polacos "Pora umierać" dirigido por Dorota Kędzierzawska com direção de fotografia de Artur Reinhard e "Sztuczki" de Andrzej Jakimowski e fotografia de Adam Bajerski. O festival deste ano teve também a participação de 30 filmes de jovens autores de todo o mundo. Na categoria estudante levou o troféu "Laszlo Kovacsa - Girino de Ouro" Tomasz Woźniczki da Faculdade de Rádio e Televisão da Uniwersytetu Śląskiego de Katowice pela fotografia de seu "Za horyzont". "Girino de Prata" para Raphael Beinder da Escola de Berlim por "Ojciec śpi", e o "Girino de Bronze" foi para Michał Sobociński da Escola Superior de Cinema de Lódż pelo filme "Ojciec". Roman Polański recebeu um troféu honorífico pelo conjunto de sua obra cinematográfica. Aos 74 anos, o diretor polaco de "Bebê de Rosemary", "Chinaton", "Pianista" e outros, ao receber o troféu disse que "aqui tudo começou, não muito longe na rua Targowa". Polański, foi um dos muitos alunos desta Universidade do Cinema de Łódż, onde se formou no curso de Direção de Cinema em 1959. Organizadora do Festival Plus Camerimage a Escola Superior de Cinema é considerada por muitos como a mais importante e conceituada universidade de cinema em todo o mundo, não tendo concorrentes em nenhum país.

Roman Polański
Foto: Rafał Guz