quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Eles não sabiam

Quando o Papa João Paulo II morreu fui contratado pela TV Bandeirantes e jornal O Estado de São Paulo, para direto de Cracóvia contar como os polacos reagiam a morte de Karol Wojtyła (pronuncia-se cárou voitiúa). Esta foi uma das reportagens que mais repercussão teve no Brasil, naqueles dias de tristeza e comoção. O Mosteiro de Kamedłów (pronuncia-se cameduúf), localizado a 8 km do centro de Cracóvia, no Parque Wolski, é um dos dois únicos no mundo, onde os monges vivem em total clausura.

Judeus no Paraná

O livro já foi lançado em Rolandia e São Paulo. Neste 4 de setembro será a vez de Curitiba.

O livro traz algumas das histórias que coloriam a vida do grupo de refugiados judeus que encontrou abrigo na terra vermelha do norte do Paraná, nas décadas de 30 e 40 – quando toda aquela região ainda era uma selva. São histórias de resistência contadas no romance histórico A Travessia da Terra Vermelha – Uma saga dos refugiados judeus no Brasil, escrito por Lucius de Mello e editado pela Novo Século, que justifica o livro dizendo que, “Ao vasculhar as memórias desses refugiados fui tocado por um passado vivo que nos remete ao Holocausto enquanto fenômeno político e crime contra a Humanidade.”
O livro, na verdade uma tese de mestrado do jornalista de Foz de Iguaçu, Lucius Flavius de Mello conta não só a saga dos refugiados judeus no Brasil, mas também a de famílias alemãs, judias e cristãs, que fundaram a cidade de Rolândia.

Lucius Flavius foi companheiro de palco na peça "O Eucalipto e os Porcos" de Hugo Mengarelli e colega de redação na antiga TV Machete, em Curitiba. Na seqüencia, ele foi para São Paulo, trabalhar na TV Globo e se tornou o repórter Lucius de Mello. Algum tempo atrás se transformou num escritor de talento. Este é seu terceiro livro, o primeiro foi "Um violino para os gatos", seguido de "Eny e o Grande Bordel Brasileiro" .

A seção de autógrafos será às 19:00 horas, terça-feira, na LIVRARIA CURITIBA DO SHOPPING BARIGUI.

Música polaca em São Paulo

O Consulado Geral da República da Polônia em São Paulo informa que, no dia 31 de agosto de 2007, 6a. feira próxima, às 20:00 hs na Associação Brasileira de Cultura Inglesa - Unidade de Santo André, o "Coral Polonês da Cidade de São Paulo" estará participando do "Encontro de Corais" apresentando um repertório composto apenas de canções polacas. Aqueles que desejam relembrar ou ter um primeiro contato com um pouco da cultura polaca podem assistir a apresentação na Rua das Esmeraldas, 140 - Bairro Jardim Santo André, na cidade de Santo André, no Grande ABC Paulista.

Imagens de Cracóvia



O vídeo, em inglês tem 8 min. Vale pelas imagens e edição dinâmica.