sábado, 26 de junho de 2010

Varsóvia: Manhattan europeia

Foto: Rafał Rusinek

A capital polaca aos poucos vai ganhando contornos e silueta das grandes cidades Norte-americanas, como Nova Iorque, Chicago e Boston. O solitário Palácio da Cultura, presente de Józef Stalin, a cada dia que passa vai sendo encoberto por novos edifícios de arquitetura avançadíssima.
Após os bombardeios da II Guerra Mundial, quando Varsóvia foi inteiramente destruída, os polacos reconstruíram sua capital em oito anos, já com uma arquitetura moderna bastante comunista (Brasília, construída posteriormente guarda muito das feições de Varsóvia). Apenas uma pequena área, em torno do Castelo Real, foi reconstruída tal qual era sempre. Conhecida hoje, como Stare Miasto (Cidade Velha), a área restaurada é pequena em relação ao território municipal de Varsóvia.
Justamente nestas áreas "comunistas" é que a cidade se renova a cada dia. Os investimentos pós entrada da União Europeia tem transformado o panorama da cidade. Estes são, até o momento, os dez arranha-céus mais altos de Varsóvia:
1.Palácio da Cultura e Ciências - 237 m
2. Warsaw Trade Tower -208 m
3. Rondo 1 -192 m
4. Hotel Marriott -170 m
5. Warsaw Financial Center - 165 m
6. InterContinental Warszawa - 164 m
7. Oxford Tower - 150 m
8. Intraco I - 138 m
9. TP S.A. Tower - 128 m
10. Łucka City - 120 m

Retorno de Nero a Cracóvia

Foto: Michał Łepecki / Quadro de Jan Matejko: Bitwa pod Racławicami

Com a aproximação do término das obras de restauração do Sukiennice (Casa dos tecidos) - o monumental edifício no centro do Rynek (Praça do Mercado Central de Cracóvia) - as obras do grande pintor Jan Matejko começam a retornar dos museus, onde ficaram expostas durante a restauração da Galeria do edifício cracoviano.
Na foto, funcionários do Museu Nacional desenrolam a grande tela da "Batalha de Racławicki" do pintor dos magnifícos (em tamanho e expressão artística) quadros do pai da pintura polaca. Este quadro estava desde 2007 exposto no Museu Nacional em Poznań. O quadro de Matejko retrata a batalha do general Tadeusz Kościuszko liderando camponeses polacos contra um grande exército de soldados russos em 1792.
Outro quadro que estava em Poznań e retornou a Galeria Nacional Sukiennice é o "Pochodnie Nerona" (As tochas de Nero) de Henryk Siemiradzki.
Os demais quadros permanecem em exposição nos Castelos de Wawel e Niepołomice, até que a Galeria reabra em setembro próximo.