domingo, 30 de dezembro de 2007

Tropas polacas no Oriente

Foto: AP
Tropas polacas continuam estacionadas no Afeganistão e Iraque. O primeiro-ministro Donald Tusk e seu partido PO prometeram nas eleições trazer os soldados de volta pra casa. Mas o partido PiS do ex-primeiro-ministro Jarosław Kaczyński quer que as tropas permaneçam onde estão. Em 2003, quando se cogitou pela primeira vez a volta dos soldados havia um contingente de 10 mil soldados de 21 países sob o comando do quartel general polaco na Divisão Internacional Centro-Sul do Iraque, responsável por 4 províncias. Atualmente, a divisão conta com 1200 soldados em somente uma província iraquiana. São 900 polacos, 130 mongóis e 100 armênios. O custo desta operação militar para os cofres polacos é de 87 milhões de złotys (cerca de 61 milhões de reais) em 2007.
No Afeganistão são outros 350 a 400 soldados além de vários helicópteros. Se Tusk vai conseguir da Casa Branca permissão para retornar é que se verá nos próximos meses, pois a promessa é de que até outubro de 2008 todos estarão em casa.


No Iraque, soldados polacos carregam caixão de companheiro morto até o avião para ser enterrado na Polônia

Pod Limbą em Kościelisko

Foto: Ulisses Iarochinski
Ulica (ulitssa - rua) Budzówska em Kościelisko, em dia de Natal. Tanto o asfalto negro como as calçadas está forrado de um manto branco e gelado... é o inverno nos Tatras polacos. Nesta rua, no número 26 é fácil encontrar quarto com banheiro por um preço mais do que barato, quase de graça. Anote aí, Pod Limbą (pod limbon) - pokoje.

Revista Polaca em Porto Alegre

Capa da nr 1
O Centro de Estudos Polono-Brasileiros Karol Wojtyła foi criado em Porto Alegre pretendendo resgatar e registrar as impressões dos imigrantes polacos ainda
vivos e de seus descendentes no Rio Grande do Sul. E foi justo dentro deste objetivo que lançou no último mês de novembro a Revista CEKAW, que como publicação vem se juntar a Revista Projeções da Braspol editada em Curitiba pelo padre Zdzisław Malczewski. Ambas se inserem no contexto de reavivarem um o setor editorial que foi tão forte no início do século 20 em Curitiba, quando chegaram a circular simultaneamente quase uma dezena de jornais em idioma polaco e outras tantas publicações bilíngues. Ao pretender ser mais que um simples jornal, a revista pode ser um importante veículo para divulgar estudos científicos produzido nas universidades brasileiras e polacas sobre a imigração polaca para o Brasil. A Revista CEKAW, que pretende ser trimestral tem em seu Conselho Editorial Ademir José Knakevicz Grzesczak, Diego de Leão Pufal, Elizara Nunes, Estácio Nievinski Filho e Paulo Gilberto Geliski.
O número 1 pode ser "baixado" em arquivo PDF através do site do Centro em http://www.cekaw.org.