quinta-feira, 18 de maio de 2023

Silésia, uma terra polaca

Silésia histórica total

Silésia assim traduzida para português é grafada no idioma polaco como Śląsk, no próprio dialeto silesiano como Ślůnsk. Mas como ela sofreu, invasões, ocupações e intervenções alemãs, ela é chamada em alemão de Schlesien. Parte da Silésia histórica também fica na atual República Tcheca e, por isso, em tcheco é grafada como Slezsko.

Atualmente a Silésia é uma importante zona industrial tanto da Polônia, quanto da República Tcheca. No entanto, nos últimos anos depois das mudanças políticas ocorridas em 1989, a região tem sofrido enormes restruturações econômicas que implicam o fechamento de dezenas de minas de carvão, base energética, principalmente da Polônia.

Katowice

O nome latino Silésia, segundo algumas teorias, teria derivado dos silingos, um povo vândalo que supostamente viveu ao sul do mar Báltico ao longo dos rios Elba, Odra e Vístula, no século II.

Quando os silingos se deslocaram da região durante o período de migrações bárbaras, eles deixaram provas de sua civilização para trás. As mais evidentes provas são os nomes de lugares, adotados pelos eslavos como Śląsk, do proto-polaco Śląžsk, a partir do vândalo antigo Siling-isk (terra).

Esses povos passaram a ser conhecidos desde então como silesianos (forma latinizada do nome em polaco Ślężanie), mesmo que eles tivessem pouca coisa em comum com os silingos.

Opole

Achados arqueológicos dos séculos VII e VIII também descobriram antigas áreas amplamente habitadas, protegidas por um grande sistema de fortificações no oeste e no sul. A falta de um sistema semelhante no norte e no leste supõe que a noção de Silésia era parte de um grande Estado habitado por antigas tribos eslavas.

Witold Hensel, em “Les origenes de I’Etat Polonais” assinalou que, “a situação geográfica dos proto-eslavos demonstra que eles tinham por vizinhos ao Noroeste os saxônicos, a Sudoeste as tribos proto-célticas, ao Sul as tribos ilirianas e em parte proto-tracianos, ao Nordeste os proto-baltos, a leste os ugro-fineses, a Sudeste as tribos proto-tracianas e mais tarde iranianas”.

Plínio, o Velho, escreveu, em 79 d.C., que a faixa de terra entre o estuário do rio Vístula e o mar Negro era chamada de Cítia. Este povo tinha origem persa. Em meu livro, "Terras da Polônia", escrevi que:

Entre os anos 350 a 150 a.C., os celtas chegaram à região meridional polaca ocupando a região de Oeste a Leste. A maioria dos celtas se fixou no que, hoje, é o Sul da Polônia. Outros dois grupos celtas se estabeleceram nas terras da Silésia. Um deles, fixou-se na margem esquerda do rio Odra, ao Sul da atual cidade de Wrocław, e que incluía ainda o Monte Ślęża. O segundo grupo ficou ao redor das terras altas de Głubczyce. Estes grupos ficaram naquelas regiões durante o período de 400 a120 a.C. Sepulturas e locais celtas importantes de Głubczyce foram investigados em Kietrz e nos arredores de Nowa Cerekwia. O grupo do Monte Ślęża foi assimilado pela população local. Já o de Głubczyce migrou para o Sul. Descobertas recentes incluem assentamentos celtas em Wrocław e Wojkowice, onde um túmulo bem preservado do século III a.C., de uma mulher com braceletes de bronze e ferro, broches, anéis e correntes foi encontrado. (IAROCHINSKI, 2022)

Grande parte da Silésia é relativamente plana, embora o sul seja montanhoso. Está localizada em uma faixa que corre ao longo de ambas as margens do rio Odra, em seus trechos superior e médio, apesar de que se estende para o leste até a bacia superior do rio Vístula. A região também inclui muitos afluentes do Odra, incluindo o Bóbr (e seu afluente o Kwisa), o Barycz e o Nysa Kłodzka.

As Montanhas Sudetas percorrem em sua maior parte do extremo sul da região, embora no extremo sudeste alcancem as Montanhas Beskydy e as montanhas Beskid da Morávia, que pertencem à cordilheira dos Cárpatos.

Historicamente, a Silésia era limitada a oeste pelos rios Kwisa e Bóbr, enquanto o território a oeste do Kwisa ficava na Alta Lusácia (anteriormente Milsko). No entanto, como parte da Alta Lusácia foi incluída na província da Silésia em 1815, em alemão Görlitz, o Niederschlesischer Oberlausitzkreis e áreas vizinhas são consideradas partes da Silésia histórica.

Wrocław

Estas terras, juntamente com a voivodia polaca da Baixa Silésia e partes da voivodia de Lubusz, compõem a região geográfica da Baixa Silésia.

A Silésia passou por uma extensão semelhante no seu extremo leste. Ela estendia-se apenas até ao rio Brynica, que o separava de Zagłębie Dąbrowskie, na região da Małopolska (Pequena Polônia). 

Para a Polônia, a Silésia (Śląsk) é entendida como cobrindo toda a área ao redor de Katowice, incluindo Zagłębie. Assim, o nome Silésia (Województwo Śląskie) para a voivodia (correspondente a Estado) que cobre esta área.

A palavra Śląsk em polaco se refere exclusivamente a esta área também chamada de Górny Śląsk ou Alta Silésia. Daí, o porquê, a Dolny Śląsk, refere-se a Baixa Siléia. A histórica Alta Silésia também incluía a região de Opole (atualmente voivodia de Opole) e a terra silesiana, que fica na atual República Tcheca.

A Silésia tcheca consiste em uma parte da região da Morávia e do distrito de Jeseník, na região de Olomouc.

Assim, a Silésia polaca como um todo está dividida em três voivodias: Baixa Silésia cuja capital da Voivodia é a cidade de Wrocław, a Silésia cuja capital da Voivodia é Katowice, e ainda a voivodia de Opole, cuja capital tem o mesmo nome, fica entre as duas atuais regiões chamadas de Silésia.

A Baixa (Dolny) assim chamada é porque ela é uma região de planície, embora esteja mais ao norte-oeste do território.

Bielsko Biała

Enquanto, a Silésia - Górny - de Góra (montanha) Alta - está mais ao sul-leste. Embora tenha planície é, principalmente, uma região de montanhas.

Por ali para a cordilheira europeia chamada Cárpatos. Ela passa pela Alemanha, passa pela República Tcheca, Polônia onde recebe o nome de Sudetas, passa pela Eslováquia, Hungria e a atual Ucrânia.

Na Polônia, a cadeia de montanhas recebe dois nomes: Beskyde, na Voivodia da Silésia e Tatras, na Voivodia da Małoposka.

A chamada Silésia meridional (sul) nada mais é do que a região chamada apenas de Silésia (ou Alta Silésia), porque está justo ao sul-leste da Baixa Silésia.




A Baixa Silésia está no norte-oeste, portanto, atualmente existem duas Silésias, assim chamadas, devido à divisão administrativa realizada pela Polônia, em 1 de janeiro de 1999, quando foram criadas 16 novas voivodias, substituindo as 49 existentes desde 1 de julho de 1975, a que está ao Sul (meridional) é a Silésia (apenas assim, sem adjetivo de baixa ou alta).

Montanhas Beskydy

Texto: Ulisses Iarochinski