sábado, 22 de setembro de 2007

Doda está doente

A mais popular cantora polaca do momento, Doda, cancelou três espetáculos nesta semana por estar doente. Ela estava em excursão para promoção de seu mais novo CD "Diamond Bitch".
Em seu portal na Internet a loira estonteante se desculpou de seus fãs dizendo "Desculpem-me, mas infelizmente sou humana e como todos normalmente também fico doente. Escrevo a vocês com 39 graus de febre, a cabeça roda com tontura, não posso abrir os olhos, os nariz está trancado, tentei comer, mas prefiro morrer do que ter essa dor de garganta". Os fãs de loiraça Doda - Dorota Rabczewska naturalmente estão tristes e rezam pelo pronto restabelecimento da ídola. Veja e ouça uma de suas músicas "katharsis":


Polônia rejeita observadores

Tusk do PO (o atirador) não concorda com Kaczyński do PiS
(legenda: Cartuchos se acabam...! Dais sondagem!)

O governo da Polônia informou que não aceitará observadores da OSCE-Organização de Segurança e Cooperação na Europa, nas eleições parlamentares do próximo dia 21 de outubro. Segundo o Porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Polônia, Robert Szaniawski (chaniavsqui), já foi enviada uma mensagem ao órgão comunicando a decisão, salientando que a Polônia tem uma democracia consolidada. Por sua vez, Urdur Gunnasdottir, porta-voz do organismo, diz que a OSCE é sempre convidada para eleições e cabe a ela decidir se acompanha, ou não eleições de seus países membros.

Diplomatas europeus comentaram em Viena, onde fica a sede da organização encarregada de monitorar as eleições, que a Rússia poderia se auto-convocar para ir a Polônia ver de perto as eleições polacas, recusando a decisão do governo da Polônia. A Suíça que terá eleições no mesmo dia já aceitou a presença dos observadores. A OSCE é composta por 55 países membros da Europa, EUA, Canadá e países da antiga União Soviética. Missões da organização estiveram monitorando as últimas eleições para Presidente da França, parlamentares na Bélgica em 2006, no Canadá e Itália em 2004, e nos Estados Unidos.
P.S. As siglas dos partidos: PO-Platforma Obywatelska (platforma obivatélsca -Prataforma da Cidadania) partido de oposição de Donald Tusk e PiS-Prawo i Sprawiedliwość (pravo i spraviédlivochtch - Direito e Justiça) partido da situação de Lech Kaczyński.

Malbork: a terceira maravilha


A cidade de Malbork foi construída ao redor da fortaleza-Castelo da "Ordensburg Marienburg". Fundada em 1274 pelos cruzados teutônicos, quando estes invadiram a Polônia. Alegando estarem ungidos pelas graças divinas trucidaram os polacos e tornaram a Virgem Maria padroeira do Castelo. O Quartel General da Ordem Teutônica é considerado o maior castelo do mundo feito inteiramente de tijolos. Por volta de 1415 a cidade chegou a ter cerca de 85 casas e 89 estabelecimentos comerciais. Após a guerra dos 13 anos e tendo aquelas terras voltado aos seus legítimos donos, o castelo passou a fazer parte dos domínios do Rei Casimiro IV da Polônia, em 1457. Os moradores da cidade, todos de origem germânica, resistiram a voltar para seus locais de origem além rio Odra, o que gerou instabilidade na região ainda durante algum tempo. A construção de Malbork durou quase 230 anos e na verdade é um conjunto de 3 castelos ligados entre si. Durante o período teutônico era cobrado pedágio de todos aqueles que cruzavam o rio Nogat e os "ungidos de Deus" impuseram o monopólio do comércio do âmbar. A cidade se tornou membro da Liga hanseática, tendo sido local de muitas de suas reuniões. A cidade voltaria a ser invadida séculos mais tarde, antes da partilha da Polônia, em 1795. Mas finalmente, com o fim da Segunda Guerra Mundial voltou a fazer parte da Polônia. Desde 1960, o local vem sendo palco de diversas produções de cinema e televisão. No total já foram rodados ali 14 produções, sendo a última em 2006, "Battle for the Bible", direção de Sean Grundy, para a TV Pionier, da Grã-Bretanha. Pode-se chegar a Malbork de trem, ônibus e automóvel, ou a partir dos aeroportos de Gdańsk e Varsóvia. No último censo foram registrados 41 mil habitantes no munícipio.