quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Lepper se suicidou em Varsóvia


Embora com duas semanas de atraso, registro a morte do polêmico parlamentar polaco Andrzej Lepper.
Andrzej Lepper, co-fundador e presidente do Partido Samoobrona (autodefesa), ex-ice-Primeiro-Ministro, ex-Vice-Presidente do Parlamento, e ex-ministro da Agricultura, foi um político conhecido, principalmente, por suas ações, discursos polêmicos e escândalos morreu na sexta-feira, 5 de agosto, em Varsóvia, na sede do seu partido. Lepper estava com 57 anos. De acordo com o porta-voz e chefe de polícia Mariusz Sokołowski, tudo indica que, Andrzej Lepper cometeu suicídio.
Lepper foi durante anos uma das figuras mais conhecidas, mas mais controversas na vida pública polaca. Ele começou a sua presença na vida pública, em grande estilo, comandando protestos dos camponeses polacos. Fechou estradas e invadiu a praça diante do parlamento montado num trator.
Por muitos anos, usou como slogan político, "Eles já eram", em referência a própria classe política que o levou de "um baderneiro do campo" às cadeira de Vice-Primeiro-Ministro de Estado e Ministro da Agricultura. Este último cargo foi durante muitos anos motivo de seus protestos.
Um dos maiores escândalos em sua carreira foi o que ficou conhecido como "Praca za seks" (ou sexo depois do trabalho". Foi acusado de assédio sexual e perversão)
Lepper no início da sua carreira visitou várias cidades do Sul do Brasil. Esteve em Curitiba, Araucária, São Mateus do Sul, Guarani das Missões-RS e Porto Alegre, entre outras.