quarta-feira, 4 de maio de 2022

Homenagem da Câmara de Curitiba

A manhã desta quarta-feira, 4 de maio de 2022 foi de muita felicidade para mim. Isto porque, a Câmara Municipal de Curitiba, prestou uma homenagem ao amor que dedico à Polônia e a etnia polaca do Brasil. Recebi um troféu e um diploma, onde se pode ler:


"A Câmara Municipal de Curitiba, Capital do Estado do Paraná, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o Decreto Legislativo nº 08/2020 de 17 de dezembro de 2020, outorga ao Senhor ULISSES IAROCHINSKI o Prêmio "Cultura e Divulgação de Curitiba", pelo destaque alcançado em sua área de atuação por iniciativa do Vereador Tito Zeglin. Palácio Rio Branco, em 29 de março de 2021. Assinado pelo Vereador Tito Zeglin - propositor e pelo presidente da Câmara Vereador Tico Kuzma."


Muito deste prêmio e diploma é por divulgar Curitiba como a terceira maior concentração da etnia polaca no Mundo. Há mais de 35 anos, seja como jornalista, como ator, como poeta, cineasta e escritor coloco os polacos curitibanos descendentes do maior fluxo imigratório do Estado do Paraná na ponta da língua, da caneta, do teclado, seja em reportagens históricas e culturais em jornais, revistas, rádios, televisões e mais recentemente em livros, poemas, declamações, vídeos, blogs, redes sociais, documentários tudo o que aprendo, leio, vejo, rumino e dissemino aos quatro cantos e ventos de forma individual e solitária, sem apoio de entidades, órgãos e autoridades daqui e de lá, pelo simples desejo de fazer conhecer a todos os que vivem neste Brasil de todas as raças e etnias, que os imigrantes da Polônia e seus descendentes também são responsáveis pelo desenvolvimento do país e da nação brasileira.

Vereador Tito Zeglin faz a entrega do troféu e diploma "Cultura e divulgação de Curitiba"

Um amigo artista, Gláucio Karas (Isidorio Duppa) criou a frase "Semo polaco não semo fraco" e a colocou em peças teatrais, livros, paródias musicais e eu a uso como resposta sempre quando me dizem: "Eita! lá vem o fanático pela Polônia. Para o Iarochinski tudo é polaco, tudo é Polônia".

Quando lancei meu primeiro livro de divulgação da cultura polaca, o "Saga dos Polacos - a Polônia e seus emigrantes no Brasil", a TVP-Telewizja Polska, a mais importante e de maior audiência da Polônia, enviou uma equipe a Curitiba para fazer um programa especial sobre o lançamento do meu livro. No final do programa eu disse emocionado para a câmera: "Moje Serca bije po polsku" (meu coração bate em polaco).


Hoje, na Câmara Municipal de Curitiba, uma outra equipe da TVP da Polônia esteve cobrindo a homenagem que recebi. Fui mais uma vez entrevistado e ao final repeti quase a mesma frase: "Jestem brazylijczykiem y też polakiem, teras mam obywatelstwo Polski oraz Moje Serca bije po polsku" (sou brasileiro e também polaco, agora tenho cidadania polaca e meu coração bate em polaco).

Bardzo dziękuje polaco Zeglin, dziękuje polaco Kusma.

"Jestem bardzo, ale bardzo jestem naprawdę szczęśliwy. Bardzo się cieszę za hołd i dziękuję za uznanie dla mojej pracy." ( Sou muito, mas muito estou, de verdade, feliz. Estou muito feliz pela homenagem e agradecido pelo vosso reconhecimento ao meu trabalho)

Foto com os vereadores Tito Zeglin, Indiara Barbosa e Herivelton Oliveira.