segunda-feira, 5 de março de 2012

Catástrofe ferroviária, na Polônia, podia ter sido evitada

Foto: Michal Legierski/ AP
Na manchete e na foto principal do jornal Gazeta Wyborcza a dimensão da tragédia que se abateu sobre a Polônia no último sábado, quando dois três se chocaram na região da Silésia;
COLISÃO FRONTAL 
Como dois trens se encontravam no mesmo trilho? A resposta deve ser buscada 11 km antes do local da catástrofe.
Do lado direito o trem TLK "Brzechwa" que fazia o trajeto de Przemysl que havia saído ás 14:46 horas e com horário previsto de chegada em Varsóvia às 22:49 horas e no esquerdo o trem InterCiti "Jan Matejko" que fazia o trajeto Varsóvia para Cracóvia, na manhã de domingo.

Círculo vermelho - local da tragédia 
O acidente ocorreu às 21 horas (17 horas - horário de Brasília), no sábado dia 3 de março na localidade de Szczekocin, na região da Silésia Os dois trens tinham dez carros no total e transportavam cerca de 350 passageiros no momento do acidente. Mais de 60 pessoas ficaram feridas e o número de mortos chegou a 16 e a medida que os destroços forem removidos este número pode aumentar, enquanto 49 continuam hospitalizados . Cem passageiros não sofreram nada e mesmo assim foram encaminhados para Varsóvia. Outros 33 que não tiveram qualquer ferimento foram encaminhados de ônibus para Cracóvia, nesta cidade 11 pessoas feridas se encontram hospitalizadas.