sábado, 14 de junho de 2008

Ali Agca quer ser polaco

Foto: AFP

Ali Agca
, de 50 anos de idade, não perde tempo na prisão. Pelo menos foi o que deixou entrever a rede de emissora de rádio da Polônia RMF FM, nesta quinta-feira, quando informou que o plenipotenciário turco teria entrado com pedido de cidadania polaca para Agca, no Consulado da República da Polônia em Ancara.

Para o prof. Zbigniew Hołda da Fundação Helsinski de Direitos Humanos, em Varsóvia, reagiu que "tal pedido só pode ser uma piada".
Esta idéia de cidadania polaca foi colhida alguns meses atrás e divulgada pelo mundo todo. Em meados de maio, houve a entrega de um primeiro pedido junto ao consulado. Contudo, faltaram alguns documentos exigidos. Nesta quinta-feira o representante de Agca voltou ao consulado com o pedido e todos os documentos exigidos. Dentro de alguns dias para completar o processo deverá pagar taxas. O pedido agora será analisado pelo MSWiA - Ministério das Relações Exteriores e Administração da Polônia. Se não nenhum senão no pedido e documentos apresentados será enviado ao Gabinete da Presidência da República. A decisão presidencial é final e não cabe recurso.
Para Zbigniew Hołda, o requerimento de Agca é completamente sem fundamento. "Ele não obterá a cidadania polaca, pois não possui as condições legais para tal. O procedimento no caso da concessão de cidadania para estrangeiros é bastante complicado". Segundo Hołda de acordo com o art. 8 do Estatuto sobre Cidadania Polaca, o estrangeiro poderá ter decisão positiva em seu requerimento se reside permanentemente no território da Polônia pelo menos há cinco anos. Em situações especiais, o Presidente da República pode, contudo, não observar este fundamento, tal qual ocorreu no processo do jogador de futebol brasileiro Roger Guerreiro. "Embora, a cidadania de Roger, pedida pelo treinador Leo Beenhakker, sofra grande controvérsia, é completamente diferente de uma para Agca." avalia Hołda.
O representante da Fundação Helsinki analisa que "Roger mora e trabalha na Polônia há dois anos. Agca nunca esteve na Polônia. Surpreende que ele pense que possa pedir isto e que seja levado a sério". Entretanto, Hołda, salienta que se realmente durante o encontro de Agca com o Papa João Paulo II, conforme o turco sustenta, Sua santidade mencionou que poderia tratar da cidadania polaca para seu agressor, "então a Polônia teria agora mais de 200 milhões de cidadão," acrescenta.
A pergunta que se fazem os polacos agora é, por que Agca teve esta idéia? Hołda, responde: "Ele é uma pessoa inteligente, que sabe, como atrair a atenção da mídia para si. Mas para mim isto não é estranho, porque ele já conseguiu ter em sua cela uma televisão de 14 polegadas e não satisfeito solicitou uma de maior tamanho. Tal processo foi julgado em duas instâncias e ao final ele nada conseguiu, além de atrair a atenção para sua pessoa".

Senado da Polônia reúne polacos do mundo


A Braspol, organização que reúne associações sociais e culturais de descendentes de polacos estará se reunindo nos dias 23 e 24 de junho próximo em Varsóvia, numa promoção do Senado da República da Polônia.
No encontro, "Posiedzenie Komisji Spraw Emigracji i Łączności z Polakami za Granicą", na sala 217, do Senado, serão abordados alguns temas de interesse da comunidade de origem polaca no Brasil, como reflexão sobre a busca de efetivas formas de parceria entre localidades brasileiras com forte presença da etnia polaca e a Polônia; popularização da língua e cultura polaca; ensino do polaco como segunda língua estrangeira; possibilidades de promoção da Polônia nos meios políticos, comerciais e culturais da localidade brasileira, perspectivas regionais de parceria entre organizações polacas, com aprovação especial do Conselho "Polônico" Mundial.
Segundo a agenda do Senado, o "Encontro com o Comitê de Representantes das Colônias Polacas no Mundo" terá como pauta: informações do Ministério da Relações Exteriores da Polônia sobre a liquidação das agências diplomático-consulares, análise de moções sobre encargos do Estado no âmbito dos cuidados com a Polônia e os polacos no exterior e assuntos gerais.
Segundo André Harmerski, de Nova Prata-RS, "Essa promoção e convite a um representante do Brasil, evidencia que o Senado da Polônia, responsável por assuntos da etnia polaca no mundo, lembra-se de nós. Você, líder da Braspol e da polonidade, o que tem a dizer sobre os temas para enriquecer a defesa de nossa causa? Agradecemos muito a sua ajuda até o dia 17 de junho." Hamerski estará representando o Brasil, na reunião do Senado da Polônia , como vice-presidente nacional da Braspol.

Maiores informações através do e-mail: andrehamerski@terra.com.br

Capoeira na Polônia - I

Foto: Ulisses Iarochinski

Neste fim de semana, em Cracóvia, está acontecendo um grande encontro de capoeiristas de toda a Polônia. Além do tradicional "batizado" com Mestres brasileiros, que vieram especialmente para esta cerimônia, estão sendo realizadas rodas de capoeira, cursos rápidos de samba e até um concurso da mais bela capoeirista. Na noite desta sexta-feira, uma das organizações que promovem a capoeira na Polônia, a Unicar, que segue o legado dos mestres Baianos, promoveu o concurso da mais bela capoeirista da Unicar, no Club Rotunda. Participaram 13 jovens representado suas cidades. A Unicar está presente em 34 cidades da Polônia e conta com 1000 alunos do sexo masculino e 2000 do sexo feminino. A Unicar tem como mestre o polaco Adam Faba, também chamado Mestre Sem Memória.
A outra organização que mantém seguidores na Polônia é a Arte das Gerais, capitaneada pelo mineiro Wellington Leandro de Freitas, ou Mestre Nem como é chamado, e desenvolve a capoeira denominada Regional. Seguem os ensinamentos da Arte das Gerais, cerca de 20 grupos com cerca de 1000 alunos em toda Polônia. Mestre Nem está sediado, em Hamburgo, na Alemanha, e vem regularmente a Polônia para os "batizados". Já a Unicar de Sem Memória está sediada em Katowice, Cracóvia e Łódź. Na Polônia, inclusive, foi criada há cerca de dois anos a Federação Polaca de Capoeira, organização que não tem similar nem mesmo no Brasil, onde não existe associação de grupos, federações, ou confederação de capoeira.
Neste sábado, no Rynek (praça central de Cracóvia), alunos de ambas organizações realizam um um desfile de capoeira com seus alunos e passistas (mulatas) brasileiras vindas do Brasil especialmente para o evento. O encontro encerra-se com uma grande festa de carnaval no Club Rotunda, neste sábado á noite.