sexta-feira, 4 de julho de 2008

Editorial do Blog

Parafraseando o espaço nobre de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádios, TVs, sites de internet e outros, o presente texto tem a pretensão, neste momento, de ser o Editorial deste Blog JAROSINSKI do Brasil.
Assim como é ensinado nas escolas de comunicação, um editorial exclusivamente expressa a opinião do editor, ou do proprietário do meio de comunicação social, em espaço nobre e definido da publicação, ou emissão. Ele é seguido pelo expediente, ou seja, por lei é necessário que se publique, ou se dê a informar, quem é o responsável pela publicação, e no caso, também por lei, esta pessoa deve ser um jornalista profissional, de preferência com formação universitária específica na função jornalística e seu registro profissional junto ao Ministério do Trabalho.
Apesar de ser algo de cunho essencialmente técnico na área da comunicação social, em vista de alguns comentários postados no blog, nos últimos dias, vejo-me na contingência de deixar claro quais são as divisões de um jornal, revista ou outro veículo. Este se apresenta através de editorias diversificadas, ou mais comumente, dos chamados cadernos. Estes, por sua vez, são definidos por assuntos ou temas, ou ainda por modalidades de textos. Assim que, além do editorial já mencionado, existem as editorias de esportes, política, polícia, economia, cultura, programações artísticas, colunas de opinião de jornalistas, ou pessoas de notório saber em suas áreas que escrevem crônicas, poesias, opiniões pessoais, ou simples ataques, ou elogios a qualquer coisa ou pessoa. Escrito isto e tendo em vista que com o advento da Internet e do uso cada vez mais crescente deste meio de comunicação social cibernético pela chamada grande imprensa, surgiu um novo canal de comunicação para os jornalistas, ou pessoas de qualquer profissão, ou não, que não necessariamente são assalariados de algum veículo de comunicação.
Este canal se chama blog, ou seja, um “caderno” de apontamentos que permite ampla liberdade de comunicação e que exclusivamente tem na informalidade do texto, na criatividade da apresentação sua maior e talvez, única característica.
Segundo o criador do canal e termo blog, Jorn Barger, editor do blog original robotwisdom http://www.robotwisdom.com/ e que concebeu o termo - "weblog" - em 1997, este é uma página da Web onde um diarista (da Web) relata todas as outras páginas interessantes que encontra. O termo foi alterado por Peter Merholz, que decidiu pronunciar "wee-blog", que tornou inevitável o encurtamento para o termo definitivo "blog". Rebecca Blood, pioneira no uso de blogs, relatou suas experiências, explicando que em 1999, os blogs eram distintos tanto em forma como conteúdo das publicações periódicas que os precederam (ezines e journals). Eles eram rudimentares em design e conteúdo, mas aqueles que os produziam achavam que estavam realizando algo interessante e decidiram ir adiante. Os blogueiros referenciavam entradas interessantes em outros blogs,normalmente adicionando suas opiniões. Créditos eram concedidos a um blogueiro individual quando outros reproduziam os links que este havia encontrado. E assim a comunidade cresceu. Os blogueiros pioneiros trabalharam para se tornar fontes de links para material de qualidade, aprendendo a escrever concisamente, utilizando os elementos que induziam os leitores a visitar outros sites.
O panorama mudou quando, em 1999, diversas empresas lançaram softwares desenvolvidos para automatizar a publicação em blogs. Um destes softwares, chamado Blogger, apresentava enorme facilidade para publicação de conteúdo, e com a sua interface privilegiando a escrita espontânea, foi adotado por centenas de pessoas.
Mas a mensagem passou a modelar o meio. A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de cinqüenta; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 70 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere. O estudo revela que a blogosfera aumentou em 100 vezes nos três últimos anos e que atualmente ela tende a dobrar a cada seis meses. Esse aumento significativo no número de blogs ao longo dos anos, fez com que a grande mídia desse maior importância ao fenômeno: entre 1995 e 1999 apenas onze artigos jornalísticos sobre blogs foram publicados. No ano de 2003, estima-se que 647 artigos foram publicados.
Portanto, um weblog é uma página da Web cujas atualizações (chamadas posts) são organizadas cronologicamente de forma inversa (como um diário). Estes posts podem ou não pertencer ao mesmo gênero de escrita, referir-se ao mesmo assunto ou ter sido escritos pela mesma pessoa.
Isto posto e com todo o respeito e consideração que tenho por todos aqueles que acessam meu blog JAROSINSKI do Brasil, creio, ser necessário dizer, que faço uso deste espaço para expressar basicamente minhas impressões e experiências num país, numa nação que diz muito de minhas, origens étnicas, ou seja, a Polônia e seus polacos. Prestes a completar um ano de existência este blog não é necessariamente um jornal impresso, ou uma revista, ou uma versão on-line de um jornal, revista, TV ou rádio... Muito pelo contrário, ele é o que ele realmente é: um espaço livre de censura, de imposições técnicas jornalísticas, ou direcionamento comercial, mesmo porque o trabalho de pautar, pesquisar, traduzir, escrever, editar este blog é totalmente não remunerado.
Nos últimos dias, pelo menos três leitores anônimos, enviaram comentários, em parte elogiando meu trabalho de informar sobre as coisas da Polônia e de seus polacos, e por outro lado, criticando minhas opiniões, rotulando minhas convicções políticas e sociais e pretendo transformar meu blog num autêntico veículo de comunicação.
A proposta primeira deste blog é divulgar minhas impressões, portanto, não existe autocensura nem proselitismo. Não é um blog apenas noticioso, não é um blog apenas de imagens, não é um blog feito apenas para registrar comentários de leitores. Não! Este é o meu blog. Ele é resultado do que eu sinto quando me deparo com informações que me remetem às minhas leituras, meus estudos, minhas reflexões, minhas opiniões, sejam estas concordes ou não com a dos leitores que eventualmente as lêem.
Alguns destes comentários foram jocosos, como o daquele anônimo que ofensivamente sugere que me candidate ao cargo de prefeito de Cracóvia, ou de Curitiba. E que chega ao cúmulo de afirmar que eu estaria em campanha para separar o Sul do Brasil com o intuito de fazer uma República Separatista dos polacos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ou aquele outro, ou seria o mesmo, que diz se apresentar anonimamente para não estragar uma amizade. Ou aquele que insistindo afirma, que todo o texto colocado no blog necessariamente expressa minha concordância com os autores dos textos que traduzo. Ou ainda, aquele que deixa entrever, que talvez eu não seja jornalista, justamente porque, na coluna ao lado, apresento-me como tal. Ou seja, ironicamente quer desacreditar minha profissão, pois diz, “o jornalista que você alega ser”.
Em função destes comentários equivocados sobre meu blog, minha pessoa, minhas convicções, tenho que deixar claro que:
1 - Sou jornalista profissional diplomado e registrado no Ministério do Trabalho, portanto, não alego, mas posso comprovar com os diplomas de bacharel da Universidade Federal do Paraná e especialista em rádio e televisão pelo Instituto Oficial de Rádio e Televisión da España. Além do registro no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná.
2 - jornalista também escreve os editoriais dos jornais e outros veículos de informação, e, portanto, é também um profissional que emite sua opinião pessoal.
3 - Um blog não é um jornal e, dessa forma, é um espaço não só de notícias, mas principalmente é um local cibernético, de impressões pessoais de quem escreve, independente de ser jornalista, ou não.
4 – não sou fascista, não professo as idéias de Hitler, Mussolini, Salazar, Vargas, Franco, Stalin, Garrastazu e Pinochet.
5 – sou (e confesso que não é fácil ser) progressista, de esquerda e, portanto, ao contrário dos citados no item anterior, defendo a mais ampla liberdade do pensamento.
6 – que sou brasileiro, descendente de polacos e não de poloneses.
7 – Que me ufano da história da Polônia e sinto orgulho por isto... da Polônia, dos polacos e dos descendentes de todas as etnias.
8 – Que alemães, russos, saxões, tártaros, suecos, prussos, austríacos são inimigos milenares da Polônia e dos Polacos. Que tais etnias procuraram ao longo da história dizimar os polacos e não pagaram ainda por estes crimes contra a humanidade, aqui, representada pelos polacos.
9 – Que vou continuar a ser eclético na eleição dos assuntos, temas, notícias, informações, curiosidades e etc. Que não serão elogios capciosos tentando moldar meus textos, que me censurarão.
10 – Que sendo meu, este blog, reservar-me-ei ao direito de apenas publicar comentários que me apeteça. Aqueles que discordarem dos meus textos ofereço duas opções, enviar diretamente ao e-mail iarochinski@gmail.com suas opiniões divergentes, e aí se identificando, ou criar um blog para escreverem o que bem entenderem.
E finalmente agradecer a todos aqueles que entendem o espírito de meu blog, o lêem e sugerem temas e assuntos e principalmente me respeitam e se identificam. Sinto ter que escrever isto, mas não tenho interesse algum em ter amigos anônimos. Se o temor de perder minha amizade impede que se identifique, então que procure outros amigos... Não a mim.
E por favor... Se não concordam, estejam livres, para bater à porta de outra freguesia.