sábado, 8 de março de 2008

Legia perde para lanterna

O brasileiro Edson deu início a jogada que culminou no gol contra para seu Legia
O Legia Warszawa dos brasileiros Edson e Roger perderam nesta sexta-feira para o lanterna do campeonato polaco, o Zagłębia de Sosnowiec por 2 X 1. Até o fim do primeiros tempo, a equipe de Varsóvia, que jogava no campo do adversário chutou 13 vezes ao gol. Piotr Giza podia ter feito em 3 das pontadas, mas parou nas mãos do goleiro Adam Bensz. Aos 37 min. os legionistas conseguiram seu gol, mas através de Takesure Chinyama, que fez contra. Aos 8 min. do segundo tempo foi a vez dos donos da casa empatar com Bałecki fazendo de cabeça. A vitória veio aos 90 min. com Folc.
O Wisła Kraków segue mais líder do que nunca com 51 pontos contra 40 do legia e pode aumentar a diferença nessa rodada para 54, pois joga em casa contra o Belchatów, 7° colocado.

Mulheres polacas protestam nas ruas

Cartão postal em comemoração ao Dia da Mulher
Saúde das mulheres, defesa ante a violência familiar, questões de aposentadoria, política família e defesa ante a discriminação são os temas preparados pelas polacas para manifestações nas ruas das principais cidades da Polônia, nesse 8 de março – dia internacional da Mulher.
A manifestação "Manify" que acontece desde o ano 2000, organizada por movimentos feminista ganhou este ano a companhia do Parlamento Europeu, que também organiza um “happening” propondo uma reflexão sobre a violência familiar contra a mulher.
Durante o "Happening” no Teatr Polonia a atriz Krystyna Janda faz uma apresentação de teatro de rua intitulada "Lament". Durante todo o dia, ainda em Varsóvia, na Plaça da Constituição haverá ação de coleta de assinaturas para um abaixo-assinado pedindo ao Parlamento Europeu medidas mais severas contra a violência contra a mulher. Já as feminista farão seu "Manify” além de Varsóvia e Cracóvia, Gdańsk, Toruń, Szczecin, Łódż, Poznań e Katowice.
O dia internacional da Mulher Em 8 de março lembra a greve de 15 mil mulheres trabalhadoras numa fábrica de confecção em Nova Iorque, em 1910, que exigiam o cumprimento da Lei sobre melhores condições de trabalho e eleições de 8 de março de 1908. O proprietário trancou as grevistas dentro de sua fábrica e do conflito resultaram 129 mulheres mortas.