sábado, 25 de abril de 2009

Palikot ataca Kaczyński

Deputado Janusz Palikot - Foto: Jarosław Kubalski

O deputado do PO (Platform Obywatelstwo - Partido da Plataforma da Cidadania) Janusz Palikot voltou ao ataque e desta vez contra o presidente do PiS, Jarosław Kaczyński. O deputado disse que no IPN-Instituto da Memória Nacional existem documentos comprometedores contra o gêmeo do Presidente da República.
Palikot comparou o chefe do PiS a Adolf Hitler e Józef Stalin. O deputado do partido do primeiro-ministro Donald Tusk apelou para que se liquide o IPN e se divulgue todos os documentos que estão no arquivos desta instituição.
Palikot diz ter fotocópias de documentos que comprometem a atuação do Kaczyński durante a vigência da Lei Marcial no período comunista. Na opinião do deputado, as informações são muito sérias, pois tratam justamente daquele que mais incentiva à caça as bruxas do período comunista.
Desde a ascenção dos gêmeos no poder, a instituição, criada no ano 2000, só fez desmoralizar todos aqueles que tiveram alguma ligação com o regime comunista. Como se eles fossem isentos das mesmas acusações tramam o tempo todo para destruir a imagem de herói de Lech Wałęsa.
Para os jornalistas, Palikot afirmou que tais fotópias de documentos rgistram que o chefe do PiS (Prawo i Sprawdliwości - Partido do Direito e da Justiça) foi preso em 13 de Dezembro de 1981, mas que ele "não era tão importante para que devesse ser aprisionado." Assim Jarosław Kaczyński após ser detido e julgado foi liberado em 17 de Dezembro. Palikot explicou que o irmão Lech é que deveria ser detido e não Jarosław.