segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Krawczyk - o roqueiro polaco

Krzysztof Krawczyk iniciou sua carreira nos anos 60 com o grupo Trubadurów. Nos anos 70, desligou-se dos colegas e partiu para carreira solo. Desde então, fascinado por Elvis Presley gravou um disco com versões em idioma polaco das músicas do ídolo. Na escola de música de Łódż (uudji), onde nasceu, estudou violão e guitarra. Com o tremendo sucesso em sua terra natal partiu em busca de fama além fronteira. Fez temporadas na Suécia, Bélgica, Grécia, Holanda e Irlanda. Nos anos 80 foi morar nos Estados Unidos, voltando à Polônia somente nos anos 90. Tem muitos discos de ouro e prata em sua vitoriosa carreira. Hoje canta, não só seus rocks preferidos, mas também canções românticas, folclóricas e natalinas. Neste vídeo, canta com Muniek a música "Lekarze Dusz":


Polacos me dão medo

"Tenho medo dos polacos. Polacos gostam de mãos fortes. O governo deve ser forte e estável e isto lá ele faz. Porém muito menos do que deveria", declarou para o jornal "Dziennik" o famoso escritor e dramaturgo polaco Sławomir Mrożek (ssuavomir mrójék). O autor de "Tango" ironiza os políticos e brinca com o complexo dos polacos. Ele afirma que apesar das mudanças ocorridas no país em 1989, a mentalidade polaca não mudou. Na opinião do dramaturgo, os polacos possuem um sentimento de inferioridade em relação aos países do Ocidente e isto está sempre aparecendo nas relações com estrangeiros. "Este é o caráter do polaco. Como entramos na OTAN e UE, isto parece ser bom. E agora assim nos vemos." diz Mrożek.
O escritor critica a inteligência polaca e se diz nervoso com o provincianismo de seu povo. "Quando cheguei na Polônia e li diferentes publicações, minha primeira impressão foi tal, que tudo me pareceu sem importância. Algumas coisas que os polacos vêem e escrevem, não tem nada de importante. As pessoas no Ocidente são mais importantes. Na Polônia, os esclarecidos inteligentes são muito poucos. Basta ver nossa campanha eleitoral, pode-se dizer, que é mínima a inteligência entre os políticos." Declarou o internacionalmente conhecido Mrożek.
Para finalizar, ele pergunta se em função disso se deve votar e ele próprio responde categoricamente, que todos devem votar. Perguntado em que língua ele poderia escrever sobre a realidade atual, ele respondeu decididamente: " O Senhor Deus defende". E saiu do recinto da entrevista. (Fonte: PAP). A pergunta tem sentido, porque o escritor domina outros ediomas e já escreveu livros em inglês, francês e espanhol.

Alguns dos livros de Mrożek

Debutou em 1950, como cartunista e desde 1953, vem publicando seus desenhos na revista semanal "Przekroju". Também em 1953, publicou seus primeiros livros, "Opowiadania z Trzmielowej Góry" e "Półpancerze praktyczne". Seu primeiro texto teatral foi o drama "Policja", em 1958. O drama mundialmente famoso "Tango" teve sua primeira edição publicada em 1964.
Dois anos antes, em 1962, recebeu sua primeira premiação de literatura "Prêmio Kościelski". Em 1963, emigrou e morou em Paris, Estados Unidos, Alemanha, Itália e México. Em 1968, os jornais franceses publicaram seu nome em uma lista de pessoas contra a intervenção soviética na Tchecoslovaquia. Em dezembro de 1981, protestou contra a "Lei Marcial" imposta por Jaruzelski. Em 1996, voltou a morar na sua Polônia. Em 2002, sobreviveu a derrame cerebral que o deixou com uma afazia. Passou por uma terapia intensiva de mais de 3 anos, que no entanto, nunca o impediu de continuar escrevendo e falando com inteligência. E sempre espirituoso e irônico! Como resultado de sua luta contra a doença escreveu sua autobiografia. Em 1997, foi agraciado, pela presidência da República, com a estrela da Ordem do Renascimento Polaco e a Cruz de Comandante. Escreveu mais de 50 livros, entre dramas, peças teatrais, roteiros de cinema e etc.

Não querem votar

Mesmo não sendo obrigatório o voto, cerca de 4 milhões de polacos (quase 10% da população) não querem votar nas eleições parlamentares do próximo dia 22 de outubro. Pelo menos é o que identificou um dos maiores jornais da Polônia, o "Gazeta Wyborcza" (vibortcha - eleitoral). Numa longa reportagem, o jornal procurou ouvir pessoas de diversos segmentos da sociedade e ouviu, por exemplo:
1 - "Esta faixa, esta propaganda por telefone! Falam que este é um novo método contemporâneo de luta política. Mas eu não sou contemporânea." Wanda Andrzejowska, médica aposentada, que não vai votar.
2 - "Todos os partidos têm o mesmo programa: construção de estradas, diminuição de impostos, melhoria nos serviços médicos. E nunca eles os realizam. Eleições são jogos, pode-se fazer barulho e depois o rei faz o que quer com o governo." Karol Zwierzchowski, engenheiro, não votará.
3 - "Não vejo, quem represente minha voz, por isso não vou votar. Talvez alguém ainda nesta campanha possa me seduzir. Mas não prometo nem confirmo." Monika, tradutora de inglês. Não votará.
4 -"Voto apenas para presidente. Parlamentares podem ser importantes, mas estes partidos... Entre Varzóvia e minha cidade sempre há congestionamento, mas isso não interessa aos deputados, a mim sim. No dia da eleição vou correr na floresta, sou maratonista." Mirosław Cisek, policial. Não votará.
5 - "Por que o desemprego aumenta? Por isso as pessoas vão embora, eu também! No dia da eleição não votarei, pois vou para a Australia em busca de trabalho, no dia anterior." Dominik Kazimierski, desempregado. Não votará.
6 - "Sempre votei. Mas muitos destes políticos em campanha me decepcionaram. Não votarei, pois estas pessoas não se comprometem com aquilo que prometem." Maria da cidade de Piaseczna. Não votará.
P.S. Os polacos foram, entre os países soviéticos e satélites, os que mais lutaram contra a ditadura do Politburo de Moscou. Passados 17 anos de democracia e eleições livres, grande parte das pessoas na Polônia está desencantada com políticos. No plebiscito para entrada na União Européia, por pouco não foi alcançado o mínimo de votantes necessário. Foi preciso apelo do Papa João Paulo II, de Lech Wałęsa (lérrrh vauensa), edições extraordinárias de jornais e chamadas na TV e Rádio para que todos comparecessem, independente de votarem SIM, ou NÃO. Acabou vencendo o SIM com 58% dos votos válidos.