segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Peregrinaçoes para Beatificação de João Paulo II

O portal de Internet polaco Escritório Católico de Peregrinações dispõe informações sobre várias peregrinações a partir da Polônia. Reúne informações sobre roteiros, preços e condições de saída. Neste momento, há pelo menos três peregrinações a Roma para assistir a Beatificação do Papa João Paulo II. O sítio é em idioma polaco, mas nada impede que peregrinos de outros países se incorporem aos grupos polacos.
Ele pode ser acessado através do endereço: www.pielgrzymek.pl/
Algumas delas saem de Katowice de ônibus por um período de cinco dias (ida e volta) ao preço de 700 zlotych (413 reais) em quartos em Roma de 2 e 3 pessoas. Outra saindo de Wroclaw custa 650 zlotych e dura 3 dias. O trajeto de Wroclaw de ônibus dura 26 horas.
No jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, edição desta segunda-feira, há uma reportagem sobre a intenção de brasileiros estarem também presentes em Roma, no dia primeiro de maio, inclusive com citações minhas. Acesse em: www.gazetadopovo.com.br

500 dias para a EuroCopa 2012

Fotos: Robert Kowalewski


As fotos mostram a estação de trem próxima ao estádio nacional, em construção, na capital polaca. Na plataforma, está parada uma composição moderna SKM. Mas o prédio e o estacionamento ao lado permanecem com  imagens do vandalismo e descaso público.
A construção do estádio está custando 1,9 bilhões de złotych. A promessa da inauguração é para 22 de julho próximo. Mas hoje no salão de conferências do Hotel Marriot, o ministro dos esportes abre a exposição "500 dias para a Euro 2012 da UEFA".
Festa, festa, dinheiro, dinheiro muito dinheiro, mas segundo uma carta publicada no jornal Gazeta Wyborca, de autoria do leitor Senhor Michal (o jornal ocultou o sobrenome do leitor) indaga as autoridades sobre o entorno ao Estádio Nacional, "(...) Não faz muito tempo, as autoridades prometeram que a construção de edifícios ao redor do Estádio começará logo após o Euro. Mas até agora nada acontece. Nada tem sido feito neste sentido e, se caso a Euro 2012 irá estimular o desenvolvimento desta parte da cidade eu não vejo nada além do gramado do estádio."
O jornal foi buscar respostas à indagação de seu leitor e entre tantas explicações soube que, a empresa Dawos e JEMS, que ganhou a concorrência para a urbanização há 2 anos e meio, deverão ser construídos um auditório para 20 mil pessoas, dentro de um centro de congressos com várias salas de conferências, um hotel cinco estrelas com 400 quartos, lojas de comércio e 40 mil metros quadrados de salas para escritórios. Dois meses atrás, o Centro Nacional de Desportos, que supervisiona o Estádio Nacional, fez uma consulta junto a arquitetos para projetar o alredor do estádio.
Mas nada foi informado ainda sobre o que deve acontecer com a estação de trem que receberá multidões de espectadores. O tempo urge e não se fala nem em planos, tampouco de orçamento para reurbanizar a estação de trem.