quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cracóvia: cidade cultural e de outsourcing

Foto: Michał Łepecki
Cracóvia é a palavra mais digitada nos sites de busca na Internet entre todas as cidades polacas. Isto tem um efeito bastante grande, é uma imagem que deve muito ao fato de se mostrar uma fonte ilimitada de trabalhadores com boa formação educacional.
Isto não deve surpreender ninguém e justamente é isto que o relatório da PrinceWater House Coopers confirma sobre a excelente imagem de Cracóvia. Ela é a cidade polaca mais reconhecida em todo o mundo, principalmente devido às tradições históricas e culturais. Em grande medida também, a ser uma cidade muito atraente para os negócios (embora, como mostra o relatório, as empresas em Cracóvia não foram tão bem no relatório).
A imagem de uma cidade é essencialmente constituída por sua atividade no domínio da alta cultura, com eventos bastante fáceis de penetração na mídia, divulgação que contribui bastante para a boa imagem da cidade. O orçamento de Cracóvia atividades culturais está entre os maiores do país e se traduz em uma série de festivais de teatro, cinema e música. 
A empresa de consultoria internacional diz também que Cracóvia tem um número acima da média quando se trata de restaurantes e cinemas, além disso os investimentos na construção de dois novos estádios de futebol em tempo recorde fazem com que o número de assentos tenha aumentado consideravelmente, pois não ocorrerão ali apenas partidas, mas também grandes eventos.