quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Praia no Sul da Polônia


Praia artificial diante do Shopping Center Gemini Park em Bielsko Biała. A cidade, quase na fronteira com a Eslováquia, fica a mais de 800 km do Mar Báltico. Mas este verão que já viu as tragédias das enchentes inundarem a Polônia, também criou estas praias, que fazem sucesso, às margens do Sena, em Paris e das águas que banham Berlim.
A cidade de Bielsko Biała, na região Beskidy, é um importante centro automotivo polaco, desde os anos 70, quando a FIAT italiana, em parceria com o governo comunista polaco implantou uma fábrica para produzir o "xódo" de 10 entre 11 polacos dos anos 80, o Fiat 126 - Cinquecento, ou como ficou conhecido na Polônia, o Maluch (o menor de todos).
A produção do mini da FIAT se encerrou em 1997. Hoje é possível comprar uma belezinha destas por apenas 300 reais. Ele faz 25 Km com um litro de gasolina.
Em seu lugar, a FIAT está produzindo na unidade de Tychy, o FIAT 500, que não tem mais as 500 cilindradas e é exportado para o Brasil e vendido nas concessionárias da marca em Curitiba por 64 mil reais.

FIAT 126 - Maluch

FIAT 500