quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Posters polacos 1

Autor do poster: Jerzy Czerniawski nasceu em 1947. Fez seus estudos na Escola de Artes Plásticas de Wrocław (vrotssuaf). Sua estréia artística ocorreu durante a onda de contracultura polaca dos anos 70. Czerniawski já trabalhopu com ilustração, artes gráficas, desingn e pintura. Já conquistou vários prêmios por seus trabalhos como: Bienal Internacional do Poster de 1974, em Varsóvia, Bienal do Poster em Lahti 1977; International Film Festiwal, Chicago 1981.

O melhor está de fora

No último mundial da Alemanha ele foi um dos destaques da seleção. Pelo menos foi o que mais mostrou disposição, luta e vontade de vencer. Mas desde que o holandês assumiu o comando da seleção polaca, o atacante Ireneusz Jeleń praticamente não foi mais convocado. Está certo que Smolarek desencantou nos últimos jogos, mas o sempre presente Żurawski não fez para justificar tanto cartaz.
Não por outra razão, o atacante da equipe do Auxerre da França está muito triste. "Estou mal, quando ouço, que a representação polaca não tem atacante. Isto frustra minha ambição, isto porque eu nasci atacante e quero jogar nesta equipe", declarou Jeleń ao jornal "Przegląd Sportowy".
Nesta temporada jogando na divisão principal da França, Jeleń fez 15 partidas e 4 gols. Mas, apesar disto não há lugar para ele na seleção polaca. O treinador Leo Beenhakker abertamente diz que Jeleń não se enquadra em sua concepção de jogo para a seleção polaca. Ou seja, não importa que o único polaco a fazer gols em primeiras divisões européias faça gol.

Bancos do Planty

Foto: Ulisses Iarochinski
Estes bancos do Planty - parque ao redor do centro de Cracóvia - têm muita história para contar, mas nestes dias de inverno é praticamente impossível sentar-se neles. Nem bêbados sentam aqui agora, o que dirá dos eternos namorados....Quem um dia já não sentou aqui e ficou contando suas histórias? Se não sentou, não é Cracoviano, ou está aqui só de passagem.

Quermesse no Rynek

Foto: Ulisses Iarochinski
O Rynek Główny - praça central - de Cracóvia recebe neste mês de dezembro a tradicional quermesse. São presentes e obejtos para enfeite e decorações das festas de São Nicolau (O papai noel) Natal e Festa de Reis. Aliás, neste 6 de dezembro é dia de dar presentes por aqui - nesta quinta-feira é comemorado o dia de São Nicolau - verdadeiro Papai Noel - por isto é neste dia que acontece a troca de presentes - e não no dia 25 de dezembro. Natal é só dia de Jesus Cristo e não de dar e receber presentes materiais.