terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Charles visitará bisões na Polônia

Foto: Adam Wajrak

O príncipe Charles da Inglaterra, reconhecido pela sua defesa da natureza é esperado nos próximos dias na Polônia. Ele deverá visitar a última floresta original e intacta do continente europeu, que fica na região Podlaska, e ver o que restou dos Żubr (bisões), espécies raras e só encontradas na Polônia. Além da Floresta de Puszcza Białowieska de 100 km2, a 62 Km da cidade de Bialystok, eles são encontrados também em Niepołomice, nas cercanias de Cracóvia.
A floresta foi declarada propriedade do rei por Władysław Jagiełło que usou madeira dali para armar o exército polaco contra os saxônicos da maior guerra da idade média, a Batalha de Grunwald. Em 1538, o rei Sigismund baixou um decreto penalizando quem matasse os bisões da Floresta. Em 1541, o rei polaco declarou a floresta área de preservação permanente.
Durante a I Guerra mundial os alemães tentaram destruir a floresta e exterminar os bisões. Durante os três anos de ocupação germânica foram construídos ali 200 km de estrada de ferro.
A reserva foi inscrita na Lista do Patrimônio Mundial, em 1992, e reconhecida internacionalmente como uma Reserva da Biosfera no âmbito da UNESCO e no Programa O Homem e a Biosfera em 1993.
Ainda são encontrados em Białowieża estes representantes da flora original:
Asteraceae - 108 espécies
Poaceae - 85
Cyperaceae - 66
Rosaceae - 59
Fabaceae - 54
Caryophyllaceae - 43
Scrophulariaceae - 41
Lamiaceae - 41
Brassicaceae - 40