quinta-feira, 26 de junho de 2008

UEFA já está preocupada com Euro2012

Foto: AFP
A inspeção da UEFA na Polônia e na Ucrânia deverá acontecer no início de julho, segundo decisão do presidente da UEFA, o ex-jogador Michel Platini. Dependendo do que vejam os inspetores a EuroCopa de 2012 pode ser retirada dos dois paises eslavos. Itália e França já anunciaram que se isto acontecer elas já estão prontas para sediar o próximo evento de seleções européias de futebol.
Os inspetores estarão nos dois países nos dias 2 e 3 de julho, mas só devem apresentar o resultado e consequente decisão no outono europeu, ou seja após setembro.
A Polônia precisa construir 6 estádios e modernizar sua infraestrutura de transporte, entre outras coisas, para cumprir o caderno de encargos da UEFA. Apenas o estádio de Cracóvia está em fase final, os demais ainda não colocaram estacas. Mas Cracóvia, é apenas cidade reserva por enquanto. Os italianos torcem para que os eslavos (polacos e ucranianos) não consigam cumprir as exigências.

Cinema brasileiro em Wrocław


Depois de Varsóvia, Lublin, Katowice e Cracóvia (por várias vezes) chegou o momento de Wrocław (pronuncia-se vrótssúaf) promover uma mostra de filmes brasileiros. Será entre 17 e 27 de julho próximo e fará parte do Festival Internacional de Cinema Era New Horizons.
A escolha dos filmes para fazer parte da mostra foi do crítico de cinema Luiz Carlos Merten, que optou por "Carlota Joaquina", "O Invasor", "Cinema, Aspirinas e Urubus", "Carandiru", "Terra Estrangeira"e "Cidade de Deus". Este filme por sinal, já cumpriu duas temporadas no circuito comercial de cinema da Polônia com muito êxito. Da última vez ficou três meses em cartaz, mas sempre é bom vê-lo de novo. Merten diz que procurou "oferecer um retrato das tendências do nosso cinema hoje".
Outros filmes programados são: Céu de Suely. Mutum Sandry Kogut (2007), Cão sem Dono Beto Branta e Renato Ciasci (2007), A Via Láctea Liny Chamie (2007) e Não por Acaso Philippe Barcinski (2007), Santiago i Jogo de Cena, 33, Serras da Desordem Andrei Tonacci (2006). Já confirmaram presença na mostra e consequentemente no Festival Novo Horizonte, os diretores: Thomas Farkas, Phillipe Barcinski, Sandra Kogut, Lina Chamie, Kiko Goifmann e Lirio Ferreira. Além do curador Luiz Carlos Merten, Danilo Miranda (diretor do SESC), José Carlos Avelar (consultor do Programa Petrobrás Cultural), Kátia Machado (da COO Vereda Filmes e representante do Programa Cinema do Brasil, na Ancine e Ministério da Cultura).
A polaca Urszula Groska radicada em São Paulo há muitos anos é a responsável por aproximar Polônia e Brasil através desta mostra.
Está prevista para a abertura da mostra um show de José Miguel Wisnik com um grupo de músicos brasileiros. A apresentação destes filmes na Polônia está sendo possível graças a uma parceria da Ancine (brasileira) e Instuto Polaco do Filme. A proposta da parceria é estabelecer um projeto de co-produção audiovisual entre Brasil e Polônia.
Ainda dentro desta parceria estão os planos de gravar um documentário sobre Zibgniew Ziembinski, ator, diretor e cenógrafo polaco, considerado o pai no moderno teatro brasileiro, que revolucionou o palco do Brasil em 1947 com a peça "Vestido de Noiva" em parceria com o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (para alguns a peça nada mais foi do que um plagio do maior texto da dramaturgia polaca "Wesele" de Stanisław Wyspiański, escrita em 1902), e o filme "A Marcha da Vida".
O "8. Międzynarodowy Festiwal Filmowy ERA NOWE HORYZONTY" além da mostra de filmes brasileiros apresentará outros 460 filmes, sendo 100 deles em avant-première. 13 salas da cidade estarão abertas entre 17 e 27 de julho.