quinta-feira, 4 de junho de 2009

Moldávios contra comunismo

A recente revolução na Twitter na Moldávia é retratada no filme documentário "Tara Povestilor" (O País dos Contos de Fada). O filme conta a vida de três famílias do interior de três países bem diferentes, Dinamarca, Moldávia e Romênia. Uma das pessoas envolvidas na produção é Natalia Morar, reconhecida ativista anticomunista da Moldávia. O filme é originalmente em idioma romeno (uma das línguas da Moldávia) mas pode ser acessado em inglês. Abaixo o filme pode ser assistido.

Tara Povestilor (Страна Сказок) from Denis Bartenev on Vimeo.

P.S. Informação recolhida do blog Ucrânia em África, que pode ser acessado ao lado em "Recomendo"

Pinturas mais realistas que fotos

Quadro Czerwcowe Wybory de Dominika Rostworoswski

Entre tantas exposições abertas nesta semana em comemoração aos vinte anos da queda do comunismo soviético, nenhuma chama mais atenção que a dos quadros de Dominika Rostworowski.
Pois quem conscientemente viveu naqueles dias, encontra nas pinturas de Dominika Rostworowski importantes pedaços de sua própria biografia, como a determinação de lutar de Don Quixote contra as forças da escuridão e do desespero. O espírito de luta contra a inundação para o advento da primavera, o renascimento da esperança, da bondade e da verdade que todos necessitam ganhar, ou seja, a grande vitória final, que é a aurora da liberdade. 
A exposição comemorativa dos 20 anos de democracia polaca nas telas de Rostworowski relembram o período de 1980 a 1989, onde a Lei Marcial de dezembro de 1981, com toda sua escuridão só fez nascer do breu um horizonte de luz, transformados naquelas eleições de 4 de junho de 1989 por um mundo novo. A obra da artista certamente é mais realista do que tantas fotografias da época. Seus quadros definem os problemas contemporâneos em sua perspectiva correta.
A exposição tem vernissage de abertura nesta quinta-feira, às 18:30, na galeria da própria artista, na ulica (ulitssa - rua) św. Jana 20, em Cracóvia

O comunismo caiu na Polônia primeiro

Premier Donald Tusk  no monumento em Nowa Huta
Foto: Tomasz Wiech

As comemorações dos vinte anos de democracia e queda do comunismo tomam conta, nesta quinta-feira, 4 de junho de 2009, de toda Polônia. Mas ainda ontem, a cidade comunista (atualmente bairro de Cracóvia) de Nowa Huta recebeu os convidados do primeiro-ministro Donald Tusk para dar início aos festejos cracovianos. Entre tanta gente importante, destacavam-se o herói da queda do comunismo Lech Wałęsa, a alemã Angela Merkel, a ucraniana Julia Tymoszenko, o tcheco  Vaclaw Havel, além de anarquistas e moradores do bairro.
Os convidados abriram a exposição no Museu da História da Polônia com fotos de Erazm Ciołki, Stanisław Markowski, Jack Wcisło e Andrzej Stawiarski. As fotografias foram escolhidas por Krystyna Zachwatowicz e Piotr Chuchro.
Depois foram até a mina de Sal de Wielicka, onde jantaram a mais de 100 metros abaixo da superfície.
Mas a festa maior acontece no panteão nacional do Castelo de Wawel, no centro de Cracóvia no dia de hoje com os mesmos convidados estrangeiros que estão em Cracóvia desde ontem. Na catedral de Wawel, o cardeal metropolitano Stanisław Dziwisz faz um chamamento aos jovens de toda Europa para que persigam a cooperação e solidarieda internacional. Logo em seguida umcoral de 400 vozes coms estudantes de Liceus da cidade que cantam o "Te Deum". Preside a cerimônia Krzysztof Kolberger.