quarta-feira, 14 de maio de 2008

Legia leva a Copa, mas não o campeonato


Terminou, nesta terça-feira, a temporada de futebol 2007-2008 da primeira divisão da Polônia. A partida valeu também o troféu Copa da Polônia e foi disputado pelo campeão da temporada, o Wisła Kraków e pelo vice-campeão, o Legia Warszawa. Depois dos 90 minutos normais, houve a prorrogação e o marcador não saiu do zero. Foram então para os penaltis e o vice-campeão marcou Legia 4 x 3 Wisła.
Mas o que era para ser uma festa de alegria foi uma demonstração deprimente de que a violência está em todos os estádios de futebol. Simplesmente o que se viu no estádio e na transmissão ao vivo pela TV foi um espetáculo de selvageria. Tanto os que estavam no gramado, como os que estavam nas arquibancas do estádio do Belchatów se comportaram de maneira deplorável. O placar que melhor reflete o jogo não foi o do painel eletrônico de 0 x 0 ao final da prorrogação e tampouco os 4 x 3 das penalidades, mas aquele dos cartões amarelos: Legia 5 x 3 Wisła Kraków.

Legia Warszawa: Jakub Wawrzyniak, Wojciech Szala, Kamil Majkowski, Roger Guerreiro, Ariel Borysiuk.
Wisła Kraków: Mauro Cantoro, Jean Paulista, Cleber.

No segundo tempo, a partida foi interrompida por 10 minutos devido ao tumulto que provocaram os torcedores do Legia de Varsóvia, que no melhor estilo hollingans ingleses botaram abaixo as muretas de proteção do estádio, iniciando uma verdadeira batalha campal. Primeiro jogaram tudo o que tinham nas mãos para dentro do campo. Depois derrubaram a cerca de proteção e os painéis de propaganda postados ao redor das quatro linhas do campo. Em seguida avançaram em direção as arquibancadas onde estavam os torcedores do Wisła de Cracóvia, mas encontraram pelo caminho a polícia que por quase 15 minutos tentou controlar a turba ensandecida de Varsóvia. A partida com muito custo foi reiniciada e o juiz deu mais 10 minutos de acréscimo.
Os jogadores do Legia levantaram a Copa (não é o troféu do campeonato) da Polônia, mas correm sério risco de tão cedo não terem seus torcedores em seus jogos futuros. Simplesmente por que a diretoria do clube de Varsóvia, após o confronto, anunciou que não mais venderá bilhetes de jogos aos seus torcedores e que comunicará a UEFA, que fará isto inclusive nas partidas que sua equipe disputará na Copa UEFA pelo vice-campeonato conquistado nesta temporada. A diretoria não se responsabilizará por seus torcedores se eles forem aos outros países acompanharem o Legia Warszawa.
Jogadores do Legia levantão a taça da Copa Polônia após vencerem nos penaltis o campeão do campeonato. Foto: Piotr Nowak
Mesmo com toda a confusão, os jornalistas polacos ainda tiveram coragem de escolher o melhor jogador da partida, se é que houve jogo, quanto mais bons jogadores em campo. Em que pese a guerra no campo e nas arquibancadas, o brasileiro Roger Guerreiro (aquele da cidadania mais rápida da história da Polônia) vai receber do patrocinador da Copa, um automóvel Mercedes Benz Classe C, como o melhor em campo.